Bola de cristal

Não cabe extinção de punibilidade por prescrição antecipada, diz TJ-SP

Autor

27 de dezembro de 2021, 8h47

É inadmissível a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética, independentemente da existência ou sorte do processo penal.  

Reprodução
ReproduçãoNão cabe extinção de punibilidade por prescrição antecipada, diz TJ-SP

Com esse entendimento, a 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo cassou uma decisão de primeira instância, que declarou extinta a punibilidade de um réu pela ocorrência da prescrição antecipada.

Ao acolher o recurso do Ministério Público, a turma julgadora, de forma unânime, também determinou que o magistrado de origem analise se a inicial preenche, ou não, os requisitos do artigo 41, do Código de Processo Penal.

Consta nos autos que o réu foi denunciado com base no artigo 1º, inciso IV, da Lei 8.137/90. O crime teria ocorrido em maio de 2011, com oferecimento da denúncia somente em junho de 2021. 

Diante disso, o juízo de origem rejeitou a inicial pela ocorrência da prescrição virtual, alegando que o réu é primário e seria improvável a aplicação de uma pena muito acima do mínimo legal de dois anos.

Porém, para o relator, desembargador Francisco Orlando, o entendimento adotado pelo juízo de primeiro grau esbarra na Súmula 438, do Superior Tribunal de Justiça, que veda o reconhecimento da prescrição em perspectiva.

"Embora o enunciado não tenha caráter vinculante, carece de lógica aplicar entendimento em sentido contrário, o que apenas retarda a prestação jurisdicional, que por determinação constitucional deve ser célere (CF, artigo 5º, LXXVIII)", afirmou.

Orlando também ressaltou que o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 602.527, concluiu pela inexistência, no ordenamento jurídico brasileiro, dessa modalidade de prescrição. Assim, ele acolheu o recurso do MP e determinou que o magistrado de origem analise novamente a inicial. 

0001314-39.2017.8.26.0372

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!