Repercussão Jurídica

Síndrome de Burnout será considerada doença do trabalho; advogados opinam

Autor

24 de dezembro de 2021, 16h43

A Síndrome de Burnout passará a ser classificada como doença do trabalho pela Organização Mundial de Saúde. Anteriormente considerada transtorno psiquiátrico, a síndrome será oficializada, a partir de 1º de janeiro de 2022, como "estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso".

Dollar Photo Club
Dollar Photo Club

Definida em conferência feita pela OMS em 2019, a alteração se baseou em análise de estatísticas e tendências verificadas por profissionais da área de saúde.

No Brasil, o Ministério da Saúde afirma que a principal causa da doença é de fato o excesso de trabalho, o que faz com que a síndrome ocorra com mais frequência entre profissionais que atuam diariamente sob pressão, como médicos, enfermeiros, professores e policiais, entre outros.

Assim, às vésperas da reclassificação da doença, especialistas do meio jurídico já avaliam as consequências que a mudança deve gerar no mercado de trabalho e em eventuais decisões da Justiça.

Para Tomaz Nina — advogado trabalhista e sócio da Advocacia Maciel —, por exemplo, a alteração trará impactos econômicos para as empresas, "pois o empregado diagnosticado com a síndrome não teria a obrigação de demonstrar em juízo que o nexo causal que gerou a doença é o trabalho".

"Dessa forma, declarar que a síndrome de Burnout é equiparada a acidente de trabalho, é dizer que 1/3 dos empregados celetistas do Brasil poderão ter estabilidade no emprego, sem falar no número de afastamentos que irá gerar impacto financeiro relevante para o INSS, já que estudos apontam que mais de 30 milhões de empregados brasileiros sofrem ou sofreram com essa doença", afirma Nina.

Para a advogada Aline Cogo Carvalho, do GBA Advogados Associados, a responsabilização das empresas na Justiça do Trabalho será baseada em um laudo médico que comprove que o empregado sofre com a síndrome, além do histórico do trabalhador e da avaliação do ambiente laboral, incluindo relatos testemunhais.

De acordo com a advogada, serão buscadas ainda informações que comprovem a degradação emocional da pessoa e fatores causadores da síndrome, como assédio moral, metas excessivas ou cobranças feitas de forma agressiva, além de competitividade. "A reclassificação exigirá que as empresas tomem medidas para prevenir o desgaste de seus colaboradores, garantindo programas preventivos", afirma.

A advogada Daniela Silveira, da Ferraz dos Passos Advocacia, tem opinião parecida. Para ela, as empresas deverão incentivar seus trabalhadores a buscar, fora do ambiente de trabalho, formas de distração a fim de evitar o esgotamento causado pelo estresse. "Em alguns casos, se necessário, ao perceber algum indício de esgotamento mental, incentivar ou até mesmo oferecer acompanhamento psicológico", ressalta.

"Pelo fato de a Síndrome de Burnout se tratar de uma doença ocupacional, o empregador tem o dever de emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), tal como prevê a Lei 8.213/1991, sendo ainda garantida ao empregado, após a alta médica, a estabilidade provisória no emprego por 12 meses", esclarece a advogada.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!