Consultor Jurídico

Pedidos implícitos

Juiz extingue por inépcia ação de pedido de reconhecimento de vínculo de trabalho

Por 

O princípio da informalidade nato ao direito processual do trabalho não pode servir como justificativa para o desleixo na produção de uma petição inicial. Mesmo quando se trata de pedidos implícitos, é necessário observar o disposto nos artigos 322, §1º e 323 do Código de Processo Civil, que disciplina a matéria de forma expressa.

Juiz decidiu extinguir ação sem resolução do mérito por inépcia da petição inicial
Reprodução

Com base nesse entendimento, o juiz Guilherme Camurça Filgueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), decidiu extinguir ação trabalhista ajuizada por um trabalhador que pedia o reconhecimento de vínculo empregatício por inépcia.

Conforme os autos, o autor da ação pedia o reconhecimento do vínculo e o pagamento das verbas decorrentes por supostamente trabalhar como agricultor, confeccionando caixas para transportes de tomates.

Ao analisar o caso, o magistrado decidiu não reconhecer nenhum dos pedidos do trabalhador com base na própria petição inicial do reclamante, já que em nenhum momento ele pede o reconhecimento de vínculo empregatício.

"Cabe ainda destacar que não se pode reconhecer como pedido implícito, em especial pelo fato de o reclamante se fazer representar por profissional habilitado, não se tratando de exercício do jus postulandi", escreveu o juiz na decisão.

A parte reclamada foi representada pela advogada Jéssica Galloro Lourenço, do escritório Pasquali Parise e Gasparini Jr.

Clique aqui para ler a decisão
0011177-40.2020.5.15.0123




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de dezembro de 2021, 17h17

Comentários de leitores

1 comentário

Não entendi.....

José Evangelista Filho - Advogado & Médico (Advogado Autônomo - Administrativa)

Diz o texto: "Conforme os autos, o autor da ação pedia o reconhecimento do vínculo e o pagamento das verbas decorrentes por supostamente trabalhar como agricultor, confeccionando caixas para transportes de tomates".
Segue o texto: "Ao analisar o caso, o magistrado decidiu não reconhecer nenhum dos pedidos do trabalhador com base na própria petição inicial do reclamante, já que em nenhum momento ele pede o reconhecimento de vínculo empregatício".
Afinal, na Petição inicial foi pedido ou não o reconhecimento do vínculo empregatício?

Comentários encerrados em 01/01/2022.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.