Filosofia pop

Em live, Barroso debate conceitos de justiça com professor de Harvard

Autor

23 de dezembro de 2021, 19h53

Em live no YouTube, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o filósofo e professor de Harvard Michael J. Sandel conversaram sobre o impacto das ideias discutidas pelo autor no livro "Justiça — O que é fazer a coisa certa", cuja edição nacional, lançada pela Civilização Brasileira, completou uma década em 2021.

Divulgação
Edição nacional do livro, que completa dez anos 

Admirador da obra de Sandel, Barroso destacou a importância dos conceitos apresentados no livro, que busca relacionar grandes questões da filosofia com os dilemas do cotidiano.

"É um livro que ajudou a democratizar a filosofia política, pois converte ideias sofisticadas e complexas em palavras claras, simples e objetivas, que permitem que pessoas que de outra forma não leriam filosofia possam se familiarizar com ideias que ajudam a viver uma vida melhor", comentou o ministro.

O bate-papo passou também por assuntos como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e descriminalização da maconha. Nesse ponto, Sandel criticou a noção, defendida por Barroso, de que é possível se manter neutro em relação a princípios de justiça que norteiam a tomada de decisões sobre temas que dividem a sociedade.

"A tentativa de ser neutro pode esvaziar o discurso público. E quanto mais esvaziamos o debate sobre questões fundamentais de conteúdo moral, criamos uma espécie de vácuo de significado, que em algum momento será preenchido, temo, pelo moralismo intolerante, em geral na forma de fundamentalismo religioso ou nacionalismo estridente", disse o norte-americano.

Veja a íntegra do bate-papo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!