Efeito Moro

MPF se manifesta pelo arquivamento de inquérito contra filho de Lula

Autor

14 de dezembro de 2021, 22h04

O Ministério Público Federal se manifestou pelo arquivamento de inquérito que investiga o empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, por supostos repasses ilegais da Oi para as empresas do grupo Gamecorp.

Reprodução
MPF se manifestou pelo arquivamento de inquérito contra Fábio Luís Lula da Silva
Reprodução

O parecer assinado pela procuradora Luciana da Costa Pinto aponta que sem os elementos obtidos nos atos que foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal, assim como as medidas cautelares deles derivadas, o inquérito carece de elementos indicadores da existência de prática criminosa que justifiquem a continuidade das investigações.

"As anulações efetuadas pelo Supremo Tribunal Federal, fundamentadas na suspeição do então magistrado Sergio Moro tanto para julgar quanto para decretar medidas investigativas pré-processuais em face do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, abarcam as decisões supra citadas, que fundamentaram a instauração e prosseguimento das investigações que deram origem ao presente feito", diz trecho da manifestação.

Ex-juiz da "lava jato" e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Sergio Moro foi considerado suspeito ao julgar casos envolvendo o ex-presidente Lula (PT) em junho deste ano. Além disso, a 13ª Vara Federal de Curitiba, da qual Moro era titular, foi considerada incompetente para julgar casos relacionados a Lula.

Em nota, o advogado Fábio Tofic Simantob, que representa Lulinha, celebrou a manifestação do MPF que, segundo ele, põe fim a uma série de ilegalidades. "Desde a suspeição do juiz Moro até a incompetência territorial da vara de Curitiba, as ilicitudes foram sendo praticadas com o objetivo de dar sobrevida a uma investigação natimorta, por ausência de elementos mínimos da prática de crime",  diz trecho da nota. Simantob divide a defesa com o advogado Marco Aurélio de Carvalho.

No último dia 18 de novembro, a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo, acolheu pedido do Ministério Público Federal e determinou o arquivamento de inquérito que investigava os três filhos do ex-presidente Lula por sonegação fiscal.

Clique aqui para ler a manifestação do MPF
5002903-81.2020.4.03.6181

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!