Parquet de Diversões

Oficialmente na política, Deltan Dallagnol se filia ao Podemos

Autor

10 de dezembro de 2021, 19h09

Deltan Dallagnol, o ex-coordenador da extinta "lava jato", entrou — agora oficialmente — na política. Nesta sexta-feira (10/12), ele se filiou ao Podemos.

Divulgação/Podemos
Político se filiou ao Podemos nesta sexta
Divulgação/Podemos

Em seu discurso, contrariando sua atuação pretérita como procurador da República, assumiu compromisso com a defesa da democracia e o combate à corrupção. E involuntariamente relembrando seu passado, também se comprometeu com a "preparação política".

Quando atuou como membro do Ministério Público, Dallagnol já tinha uma campanha para chamar de sua: o lobby pelas "dez medidas contra a corrupção". Entre outras medidas antidemocráticas, o pacote desenhado chegou a prever o uso de provas ilícitas e restrições à impetração de Habeas Corpus. A empreitada política do então procurador foi bancada com dinheiro do próprio MPF. Agora, ele deve ser candidato a deputado federal, no pleito do ano que vem.

Resta saber se a tentativa será exitosa. Segundo advogados ouvidos pela ConJur, Dallagnol é tecnicamente inelegível

Sem a definição de uma quarentena para barrar a migração de quadros jurídicos para a política — evitando que juízes e promotores usem seu arsenal institucional para fazer política —, Dallagnol será correligionário de um velho conhecido seu, com quem poderá voltar a fazer dobradinha: Sergio Moro, o ex-juiz da 13ª Vara de Curitiba e ex-ministro de Bolsonaro, filiou-se ao mesmo partido há um mês.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!