Atos antidemocráticos

1ª Turma do STF nega agravo e mantém prisão do caminhoneiro Zé Trovão

Autor

8 de dezembro de 2021, 12h22

O caminhoneiro Marco Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, vai permanecer preso. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, em julgamento no Plenário Virtual, formou maioria para negar agravo apresentado pela defesa do youtuber bolsonarista, seguindo o voto apresentado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

Reprodução/Youtube
Caminhoneiro bolsonarista continuará preso. Reprodução Youtube

As ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia acompanharam Barroso e o ministro Alexandre de Moraes declarou-se impedido. O ministro Dias Toffoli ainda não registrou seu voto.

Zé Trovão ficou conhecido como um dos principais líderes e organizadores das manifestações antidemocráticas  e golpistas do último 7 de Setembro. Nos autos do Inquérito 4.879, em que se apura a organização dos atos que culminaram com as manifestações nas quais o presidente Jair Bolsonaro ameaçou as instituições e insultou ministros do STF, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão de Zé Trovão, que chegou a fugir para o México. Acabou retornando ao Brasil e se entregando à Polícia Federal.

"A parte recorrente não trouxe novos argumentos suficientes para modificar a decisão ora agravada, que deve ser mantida pelos seus próprios fundamentos", diz o ministro Barroso em seu voto. Segundo ele, o STF firmou orientação no sentido do descabimento da impetração de habeas corpus contra ato de Ministro, Turma ou do Plenário do Tribunal.

Clique aqui para ler o voto do ministro Barroso
HC 206.440

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!