O mundo é um Moinho

Nomes apoiados por conservadores perdem eleições da OAB em 8 estados

Autor

5 de dezembro de 2021, 15h36

Os candidatos apoiados pela Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB) perderam as eleições para o comando de seccionais da OAB em pelo menos oito estados. Somente na Paraíba o candidato conservador conseguiu se eleger. O levantamento foi feito pelo jornal O Globo.

Reprodução
OAB-SPNa OAB-SP, candidato apoiado por grupo conservador ficou na última colocação

A OACB é ligada ao bolsonarismo e faz oposição ao atual presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. Porém, os candidatos apoiados pelo grupo foram derrotados no Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Na eleição da OAB-SP, Alfedo Scaff, que se declara publicamente como um conservador e recebeu apoio da OACB, ficou em último lugar e recebeu apenas 5% dos votos dos advogados paulistas. Já na Paraíba, o grupo conservador conseguiu eleger Harrison Targino, candidato da situação.

Segundo a reportagem de O Globo, a derrota do conservadorismo indica que Santa Cruz não deve ter dificuldades para eleger seu sucessor, José Alberto Simonetti, do Amazonas, na eleição de janeiro de 2022 para o comando do Conselho Federal da Ordem. 

Para Santa Cruz, o grupo conservador é maior nas redes sociais que na vida real. "É uma militância com força nas redes, que mobilizou advogados no país inteiro, mas com pouca força e viabilidade eleitoral. No conselho nacional, teremos uma chapa de situação com a mesma linha, de defesa da democracia. Foi uma vitória muito importante, porque mantém a OAB no campo da democracia", disse ao O Globo

Já o presidente da OACB, Geraldo Barral Lima, minimizou a derrota nas urnas: "Não tínhamos expectativas para esse primeiro momento. Ainda estamos caminhando em um processo de filiações. Nosso trabalho vai ser permanente de acompanhar o trabalho de quem venceu as eleições".

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!