Consultor Jurídico

CNJ entrega prêmio de qualidade a tribunais do país

3 de dezembro de 2021, 20h50

Por Redação ConJur

imprimir

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi considerado o melhor tribunal do Judiciário brasileiro no Prêmio CNJ de Qualidade. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (3/12), durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Divulgação
Divulgação

Além de ganhar na categoria excelência, o TJ-DF venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio no grau diamante, no qual foi eleito melhor tribunal estadual do país, com 91,64% de pontuação. Na sequência aparecem os TJs de Roraima e de Rondônia, com 88,36% e 82,19%, respectivamente.

Ainda na faixa diamante, o Prêmio CNJ conferiu o primeiro lugar do ranking de tribunal superior ao Superior Tribunal de Justiça, que obteve 83,02% de pontuação, ficando à frente do Superior Tribunal Militar (78,06%) e do Tribunal Superior do Trabalho (77,27%).

Na categoria tribunal federal, o topo da lista coube ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (73,48%). Os demais premiados foram o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), líder na categoria trabalho, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (89,30%), primeiro entre os tribunais eleitorais, e o Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, considerado o melhor na categoria militar.

Excelência
Ao falar sobre o prêmio inédito, o presidente do TJ-DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva,
atribuiu às três mulheres que compõem a atual Administração Superior da Justiça do DF — desembargadoras Carmelita Brasil, Ana Maria Amarante Brito e Sandra De Santis — grande parte do mérito pela conquista.

Citou ainda os desafios enfrentados pelo tribunal durante a pandemia da Covid-19 e destacou os avanços na implementação da Justiça 4.0.

O TJ-DF alcançou pontuação recorde de 91,6% na avaliação de 137 quesitos elencados pelo CNJ, que considerou questões como governança, produtividade, transparência e tecnologia.