Sai pra lá, fake news

STF cria programa de combate à desinformação

Autor

30 de agosto de 2021, 20h29

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, instituiu na Corte o programa de combate à desinformação (PCD). O objetivo é enfrentar os efeitos negativos causados por narrativas falsas e odiosas ao Judiciário.

melpomen
melpomen

"A desinformação mina a confiança nas instituições e prejudica a democracia ao comprometer a capacidade dos cidadãos de tomarem decisões bem informadas, com impactos sociais, políticos, econômicos e jurídicos de cunho negativo", ressalta Fux na resolução. Segundo ele, o combate ao discurso de ódio "revigora a promoção do pluralismo, da diversidade e do respeito aos direitos humanos".

O programa será gerenciado por um comitê, liderado pelo secretário-geral da Presidência, Pedro Felipe de Oliveira Santos. Em um primeiro eixo, o PCD promoverá ações de organização interna, reuniões de monitoramento, aproximação com instituições públicas e privadas e aperfeiçoamento de tecnologias para identificação das práticas de desinformação. No segundo eixo, o programa desenvolverá ações de comunicação para capacitação de funcionários, jornalistas e influenciadores digitais.

O Supremo também continuará contestando boatos e desmentindo notícias falsas sobre a Corte, por meio da série #VerdadesdoSTF, publicada no site e nas redes sociais. A iniciativa já vem sendo adotada desde o começo deste ano. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!