Luto no Judiciário

Morre desembargador e membro da Academia Piauiense de Letras, Nildomar da Silveira

Autor

24 de agosto de 2021, 10h42

Morreu neste domingo (22/8), o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí Nildomar da Silveira Soares. O magistrado morreu de complicações da Covid-19, em Teresina. O TJ-PI divulgou nota de pesar pela morte e decretou luto oficial de três dias.

Academia Piauiense de Letras
Instituições lamentam a morte de Nildomar da Silveira
Academia Piauiense de Letras

"Além da carreira como magistrado do Tribunal de Justiça, Nildomar também foi presidente da OAB Piauí, e assessor jurídico do Banco do Brasil e da Prefeitura de Teresina. Atualmente, Nildomar da Silveira também era membro da Academia Piauiense de Letras, e recentemente, lançou a obra ‘Retalhos da Memória’. O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Oliveira se solidariza com a família e amigos ao tempo em que manifesta condolências a todos", diz a nota.

Nildomar da Silveira foi bancário, advogado do Banco do Brasil, atuando também como chefe da Assessoria Jurídica do Piauí. Ele foi vice-presidente e presidente da OAB Piauí (1991/1993), ocupou a vaga de desembargador pelo quinto constitucional em 2003 e se aposentou em 2007. Ocupante da Cadeira 22 da Associação Piauiense de Letras, Nildomar da Silveira Soares é autor de vários livros na área do Direito. Em 2017, publicou o Livro do Centenário, nas celebrações dos 100 anos da APL.

O governo do estado do Piauí também divulgou nota de pesar. "O Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento do professor, escritor e desembargador Nildomar da Silveira Soares, que faleceu neste domingo (22). Ao tempo que, neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências à família e amigos, enaltece seu compromisso com o trabalho que assumiu e suas contribuições ao Direito e à Justiça, portanto uma grande perda para o Piauí."

"A Justiça Federal no Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento, hoje (22), do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí, Nildomar da Silveira Soares, tio materno do juiz federal Sandro Helano Soares Santiago, titular da 6ª Vara da Seção Judiciária do Piauí. Neste momento de dor, a Seção Judiciária do Piauí se solidariza com seus familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências pela perda de quem tanto contribuiu com a Justiça e as Letras do nosso Piauí", escreveu o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A Prefeitura de Teresina também se manifestou após a morte: "O magistrado, que teve carreira de relevância no judiciário piauiense, é pai do chefe da assistência jurídica da prefeitura de Teresina, Sérgio Wilson Soares. O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família enlutada ao tempo em que manifesta condolências a todos."

"O TRT-22, por meio de sua Presidência, lamenta o falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado, Nildomar da Silveira Soares. Sua Excelência, quando exerceu o cargo de presidente da seccional Piauí da OAB, foi um dos que subscreveram o projeto de criação do TRT-22", lamentou o Tribunal Regional do Trabalho da 22 Região.

A OAB-PI também decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-presidente da seccional, que era membro Honorário Vitalício. Em nota o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, afirmou: "O Piauí perde uma das suas referências morais e a OAB Piauí um dos seus maiores expoentes. Nildomar Silveira era um grande amigo e sempre nos mantivemos muito próximos. É um momento de muita tristeza e uma perda irreparável para a família, amigos e para a cultura jurídica do nosso Estado."

O Ministério Público do Estado do Piauí expressou profundo pesar pelo falecimento do desembargador. O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, Leonardo Brasileiro, publicou a seguinte nota:

"A partida do Desembargador Nildomar, que exerceu valorosamente a Magistratura, deixa o Judiciário piauiense enlutado. Com uma trajetória de dedicação à Justiça, foi Patrono do Fórum da Comarca de Marcolândia. Patrono da Sala dos Desembargadores Aposentados do Tribunal de Justiça do Piauí, instalada no Prédio Anexo. Patrono do Anexo do Juizado Especial Cível e Criminal da Vila da Paz. Relator de 284 Acórdãos publicados, até 09 de agosto de 2010, no site do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí."

"Neste momento de consternação, a Amapi se solidariza com familiares e amigos, prestando-lhes condolências, rogando a Deus para que consolem a todos os enlutados neste difícil momento”, continua.

A bandeira da Academia Piauiense de Letras foi hasteada nesta segunda-feira (23/8) a meio-mastro, na sede da instituição, em sinal de luto pelo falecimento do acadêmico. Sua posse na APL ocorreu em 27 de setembro de 2000. O presidente da Academia, Zózimo Tavares, afirmou que Nildomar da Silveira Soares era um dos acadêmicos mais queridos e mais atuantes, sempre colaborando com as atividades da Casa de Lucídio Freitas.

O presidente do Instituto dos Advogados Piauienses, Álvaro Fernando Mota, escreveu que "a cultura jurídica piauiense perdeu um de seus maiores luminares, Nildomar da Silveira Soares – que presidiu a OAB-PI, militou com honra e galhardia nas atividades forenses, atuou como desembargador do TJ-PI pelo quinto constitucional da advocacia, além de ter sido um exímio compilador de leis, escrevendo livros fundamentais para a prática e o engrandecimento do direito no nosso estado".

"Por toda a grandeza de sua obra e de sua vida, é imensurável o pesar que recais sobre todos os que atuam no mundo jurídico, e, assim, em nomes do IAP, expresso nossas condolências à família do estimado e inesquecível desembargador Nildomar Silveira, estendendo nossos sentimentos de luto aos amigos e admiradores deste homem fundamental na vida jurídica do Piauí", concluiu.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!