Reunião em 25/8

Tribunais de Justiça do Sudeste vão conhecer implantação do Justiça 4.0

Autor

23 de agosto de 2021, 21h56

O Conselho Nacional de Justiça promove nesta quarta-feira (25/8), das 10h às 18h30, uma reunião com representantes dos quatro Tribunais de Justiça da região Sudeste para apresentar como ocorre a implantação do programa Justiça 4.0.

Divulgação
DivulgaçãoTJ-ES vai sediar reunião do CNJ com Tribunais de Justiça do Sudeste sobre Justça 4.0

O evento será realizado em formato híbrido, com sede no Tribunal de Justiça do Espírito Santo e participação remota dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A abertura vai contar com a participação do secretário geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e do presidente do TJ-ES, desembargador Ronaldo Gonçalves de Souza.

Durante a manhã, os tribunais vão debater com juízes auxiliares do Conselho os produtos que compõem o programa, como o Juízo 100% Digital, o Balcão Virtual e os Núcleos de Justiça 4.0.

A Plataforma Digital do Poder Judiciário, que fomenta o desenvolvimento colaborativo e garante a unificação da tramitação de processos judiciais no país, terá destaque no período da tarde. Serão realizadas apresentações sobre diagnóstico, plano de ação e os primeiros passos para que as equipes técnicas dos tribunais possam utilizar a solução.

“Vamos debater com os tribunais a necessidade de adaptação a essa nova visão de ferramentas tecnológicas do Judiciário”, explica o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Fábio Porto. “No final do encontro, vamos manter um diálogo com os atores processuais indicados pelos tribunais, para podermos fortalecer a implantação do programa.”

Inovação
Anunciado no final do ano passado, o programa Justiça 4.0 é uma parceria entre CNJ, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Conselho da Justiça Federal que desenvolve soluções tecnológicas e melhorias processuais. O objetivo é dar celeridade e agilidade à prestação jurisdicional, assim como ampliar o acesso da população à Justiça.

Para reforçar a divulgação do programa e explicar como ele está organizado, o Conselho lançou nesta segunda-feira (23/8) uma nova versão da Cartilha Justiça 4.0, que apresenta as etapas de implantação e ainda traz um balanço das adesões dos tribunais e conselhos.

Hoje, 100% dos Tribunais Regionais Federais e do Trabalho já iniciaram o processo, além de 15 Tribunais de Justiça, seis Tribunais Regionais Eleitorais, um Tribunal de Justiça Militar e os Tribunais Superiores (STJ, TSE, TST e STM). Com informações da assessoria de imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!