Opinião

O isolacionismo de 1930 e a queda de Cabul em 2021

Autor

  • João Carlos Souto

    é professor de direito constitucional doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) procurador da Fazenda Nacional e autor do livro Suprema Corte dos Estados Unidos – Principais Decisões (4ª ed editora Atlas).

21 de agosto de 2021, 12h46

Em 1934, foi publicado nos Estados Unidos o livro "Merchants of Death" (Mercadores da Morte), escrito a quatro mãos por dois talentosos autores: o jornalista Frank Cleary Hanighen e o escritor Helmuth Carol Engelbrecht, ambos norte-americanos.

Spacca
Os autores denunciam que as guerras são instrumentos de lucro para um grupo restrito de pessoas, os tais "mercadores da morte". Ao contrário do que apressadamente se possa imaginar, Hanighen e Engelbrecht nunca foram militantes contra a elite, eram conservadores e escreveram por convicção.

A obra é um clássico e retrata uma época em que o país se encontrava dividido entre o envolvimento em questões internacionais e a prioridade dos assuntos domésticos, tema que ocupou largo espaço de tempo da administração do presidente Woodrow Wilson, que resistiu o quanto pode em participar da Primeira Guerra Mundial, sucumbindo em 1917 após pressão de Theodore Roosevelt, entre outros. O ingresso no conflito teve um preço: parte expressiva da sociedade estadunidense se sente traída com a quebra da neutralidade e cresce o clamor para que o país se "isole" dos conflitos europeus.

Nesse período (término da guerra e início dos anos 30), surge nos meios acadêmicos dos Estados Unidos a expressão "isolacionismo" para caracterizar a corrente política que prega distância de conflitos externos e prioridade para os assuntos domésticos. Certamente esse ambiente influenciou a publicação de "Merchants of Death".

A doutrina permaneceu no imaginário norte-americano, embora diminuída com as novas responsabilidades advindas da posição de incontestável liderança que o país conquistou a partir do término da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria que seguiu, vale dizer, a disputa pela influência global entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética.

No discurso de posse, em 20 de janeiro de 2017, Donald Trump recupera o termo e lhe empresta nova roupagem: "America First". É evidente que em decorrência do papel que os Estados Unidos assumiram desde meados da década de 1940, Trump jamais conseguiria implementar um "isolacionismo" como o que era cobrado a Woodrow Wilson no amanhecer do século 20.

Mas ainda assim ele buscou praticá-lo, a exemplo das ameaças de deixar a Otan, da fixação em cortar custos com a presença militar externa na Coreia do Sul, na Alemanha e no Japão ou, ainda, quando flertou, em Milwaukee (Wisconsin), num programa de TV transmitido nacionalmente, com a possibilidade de Japão e Arábia Saudita terem arsenais nucleares.

É evidente que essas manifestações nem sempre se caracterizaram como uma política de governo, não raro se tratavam de simples arroubos eleitoreiros. Mas revelam a necessidade de agradar parte do eleitorado, que pensa assim, vale dizer, que os EUA deveriam se afastar de suas "obrigações" internacionais.

A "doutrina Trump", o America First, conduziu a que os EUA se retirassem da Síria, em outubro de 2019, para deleite do presidente turco Recep Erdogan. E conduziu à negociação direta com o Taleban para a retirada do Afeganistão, agendada por ele para maio deste ano. Joseph Biden toma posse e, num ato contestado por alguns de seus auxiliares, prossegue com o plano de deixar o Afeganistão, embora adiando de maio para setembro.

No último dia 15, o mundo assistiu entre incrédulo e preocupado a retomada do Afeganistão pelo Taleban. O caos na capital afegã fez com que muitos evocassem Saigon de 1975, esquecendo-se de que os EUA invadiram o Afeganistão em 2001 como resposta ao 11 de setembro, com apoio político da ONU e bélico da Otan. O objetivo era desbaratar a Al Qaeda e evitar que outro atentado como o perpetrado contra as Torres Gêmeas e o Pentágono se repetisse. Vinte anos depois é possível dizer que a missão, até aqui, foi cumprida e com sucesso. Por outro lado, a saída de Cabul foi um desastre do ponto de vista estratégico e de organização.

A história dirá se abrir mão da presença no Afeganistão foi uma medida acertada. De qualquer modo, a América de Woodrow Wilson, anterior a 1917, estava presente em Cabul de 2021.

Autores

  • Brave

    é professor de Direito Constitucional, Procurador da Fazenda Nacional e autor de "Suprema Corte dos Estados Unidos – Principais Decisões" (Atlas, 4ª ed/2021).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!