Reconhecimento endossado

IAB se manifesta em favor de concessão de honoris causa a Oscar Araripe

Autor

18 de agosto de 2021, 21h07

O Instituto dos Advogados Brasileiros divulgou nota para defender a favor da aprovação do título de doutor honoris causa ao bacharel-artista Oscar Araripe. O texto, assinado pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez, afirma que espera que a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) reconheça não só a brilhante trajetória de vida de seu antigo aluno, mas as inigualáveis qualidades artísticas que implicam em contribuições concretas para o aprimoramento do direito e da justiça.

Wikipedia
Oscar Araripe é um dos ex-alunos ilustres da Faculdade Nacional de Direito que teve título de doutor honoris causa negado

"Podemos sentir o peso do currículo de Oscar Araripe, quando procedemos a leitura do livro "O Espelho Infiel – Uma história da arte e do direito", de autoria do grande advogado e renomado professor José Roberto de Castro Neves, obra que penetra na vida de todos aqueles que se ocupam do que é humano, marcando tanto os estudos da arte como do direito.  De um modo geral arte é tudo que é humano, que não é natural", diz trecho do documento.

No último dia 3 de agosto, a ConJur publicou nota pública de desagravo da Associação de Antigos Alunos e do Conselho de Minerva (entidade que representa todas as associações de ex-alunos da UFRJ). No texto, os signatários lembram que o sentido maior do título de doutor honoris causa é o de homenagear personalidades nacionais ou internacionais que se destacam na sociedade e, acima de tudo, que construíram um notório saber e fazer fora da academia.

"Cabe repudiar severamente que, passados mais de 50 anos, Oscar Araripe, sob argumentação técnica dissociada das normas universitárias e precedentes da própria UFRJ, venha sofrer nova cassação ao direito subjetivo à indicação pela nossa alma mater", diz trecho do documento

Clique aqui para ler a manifestação do IAB

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!