Democracia em vertigem

Governadores divulgam carta de apoio ao STF após novas ameaças de Bolsonaro

Autor

16 de agosto de 2021, 14h44

Governadores de 13 Estados e do Distrito Federal divulgaram nesta segunda-feira (16/8) uma carta de apoio ao Supremo Tribunal Federal frente às seguidas ameaças do presidente Jair Bolsonaro.

Alan Santos/PR
Derretendo nas pesquisas eleitorais, Bolsonaro tem atacado sistema eleitoral e ministros do Supremo Tribunal Federal
Alan Santos/PR

No último sábado (15/8), o mandatário informou que pretender entrar com um pedido de abertura do impeachment dos ministros Alexandre Moraes e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

As últimas semanas foram marcadas por denúncias sem provas de Bolsonaro contra a integridade do sistema eleitoral brasileiro e ataques pessoais a Barroso. A postura bélica do presidente e a disseminação de informações falsas por parte dele e de seus apoiadores fez com ele fosse incluído no inquérito das fake news, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No mesmo inquérito, Moraes, outro alvo dos ataques bolsonaristas, atendeu pedido da Polícia Federal e determinou a prisão do ex-deputado federal, presidente nacional do PTB e aliado de Bolsonaro, Roberto Jefferson.

Assinam o documento de apoio ao STF governadores da Bahia, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amapá e Distrito Federal. No texto, os signatários afirmam que "o Estado democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis".

Leia abaixo a carta na íntegra:

Os governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Assinam esta carta:
FLÁVIO DINO governador do Maranhão
PAULO CÂMARA governador de Pernambuco
JOÃO DORIA governador de São Paulo
EDUARDO LEITE governador do Rio Grande do Sul
CAMILO SANTANA governador do Ceará
JOÃO AZEVÊDO governador da Paraíba
RENATO CASAGRANDE governador do Espírito Santo
WELLINGTON DIAS governador do Piauí
FÁTIMA BEZERRA governadora do Rio Grande do Norte
BELIVALDO CHAGAS governador de Sergipe
IBANEIS ROCHA governador do Distrito Federal
RUI COSTA governador da Bahia
RENAN FILHO governador de Alagoas
WALDEZ GÓES governador do Amapá

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!