Até 2023

Ministro Sérgio Kukina assume a presidência da 1ª Seção do STJ

Autor

5 de agosto de 2021, 20h52

A partir desta sexta-feira (6/8), o ministro Sérgio Kukina assumirá a presidência da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, em virtude do término do mandato do ministro Benedito Gonçalves. Kukina ficará à frente da seção até 5 de agosto de 2023. 
Sergio Amaral/STJ
O ministro Sérgio Kukina
Sergio Amaral/STJ

Kukina é natural de Curitiba e mestre em direito pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Antes de chegar ao STJ, foi promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), procurador de Justiça do mesmo Estado e professor de direito processual civil na Escola do MP-PR..

Especializada em Direito Público, a 1ª Seção do STJ é composta por ministros da 1ª e da 2ª Turmas. Durante as sessões, são julgados processos como mandados de segurança, reclamações, conflitos de competência e recursos repetitivos.

Benedito Gonçalves
O ministro Benedito Gonçalves, nascido no Rio de Janeiro, formou-se em direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e possui especialização em Direito Processual Civil. Foi papiloscopista da Polícia Federal de 1977 a 1982, e delegado de polícia do Distrito Federal de 1982 a 1988.

Emerson Leal/STJ
O ministro Benedito Gonçalves
Emerson Leal/STJ

Ingressou na magistratura como juiz federal em 1988, sendo promovido por merecimento para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região em 1998. Em 2008, Benedito Gonçalves tomou posse como ministro do STJ e, desde então, vem atuando na 1ª Turma e na 1ª Seção.

Ao longo de sua trajetória na corte, o magistrado exerceu as atividades de membro efetivo do Conselho da Justiça Federal, e de presidente da 1ª Turma e da 1ª Seção. Com informações da assessoria do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!