Sistemas Infectados

TJ do Rio Grande do Sul volta a ser alvo de ataque hacker nesta semana

Autor

30 de abril de 2021, 11h59

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi alvo de um ataque hacker que deixou a corte sem acesso aos sistemas por mais de 24 horas. A informação é do UOL, que ouviu um desembargador da corte. 

Em decorrência do ataque, o TJ-RS informou, por meio da Resolução 003/2021-P, que estão suspensos os prazos processuais dos processos físicos e eletrônicos, tanto na área judicial quanto administrativa. Não há previsão de retorno até que seja apresentada uma nova determinação de restabelecimento dos sistemas.

Reprodução
Tribunal foi invadido na madrugada de quarta-feira
Reprodução

A invasão ocorreu na madrugada de quarta-feira (28/4) e foi identificada na manhã do mesmo dia, horário em que os funcionários do tribunal começam a trabalhar. Sistemas de email e o site da corte também ficaram sem funcionar. 

"Já tivemos tentativas de ataques, mas nunca tivemos um nessa escala. É algo sem precedentes", disse ao UOL o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, do Conselho de Comunicação do TJ-RS. 

"Imagino uma pessoa que precisa de internação de urgência ou uma vítima de violência que precisa de uma medida protetiva em meio a essa situação", prosseguiu o magistrado. 

O site, que quando funciona normalmente permite movimentações processuais e acesso a decisões, ficou parado. A rede interna foi infectada e foi aconselhado que os trabalhadores não usassem computadores conectados a ela.

A ConJur entrou em contato com o TJ-RS pedindo posicionamento institucional, mas ainda não obteve resposta.

Eproc 
No final do ano passado, o Tribunal já havia sofrido um ataque. Na ocasião, a corte informou em nota que nenhum dado foi comprometido e que apenas páginas de acesso aos processos foram afetadas. 

À época, quem tentou entrar no sistema do tribunal se deparou com uma mensagem. "O sistema de justiça é corrupto podemos ver 'estupro culposo'", escreveu o invasor, em referência ao caso Mariana Ferrer. Na mensagem também foi publicada uma foto de um jovem escondendo o rosto com um boné.

Os ataques estão se tornando comuns. Em janeiro deste ano, o alvo de um deles foi o Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O ataque teve como objetivo sobrecarregar os sistemas e torná-los indisponíveis.

No final de 2020, o Superior Tribunal de Justiça, uma das mais importantes cortes do país, ficou paralisada por causa de um ataque. Até as sessões virtuais da corte tiveram que ser reajustadas. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!