Acessibilidade digital

Portal Gov.br registra 100 milhões de brasileiros cadastrados

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29 de abril de 2021, 15h58

O portal do Governo Federal alcançou a marca de 100 milhões de usuários cadastrados. O Gov.br permite que a população acesse mais de 2,8 mil serviços da Administração Pública, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, sem precisar consultar unidades presenciais.

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Com login e senha, 194 serviços de órgãos públicos são disponibilizados
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O portal viabiliza maior integração entre as entidades governamentais, diminui a necessidade de deslocamentos e comparecimentos presenciais aos órgãos públicos e garante mais eficiência na prestação de serviços ao cidadão. O site conta com serviços de 194 órgãos públicos e, ainda neste semestre, terá o lançamento de novas funcionalidades no aplicativo Meu Gov.Br. "Uma delas vai permitir um acesso ainda mais rápido e seguro ao portal, com a utilização de QR Code", anuncia Gileno Barreto, presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Para acessar os serviços basta fazer uma conta Gov.br, que é um meio de acesso digital do usuário a serviços públicos digitais, que facilita a identificação e a autenticação do cidadão. Com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados ao Portal gov.br.

O governo federal também estabeleceu medidas de segurança para as assinaturas e autenticações eletrônicas de documentos públicos. Existem três níveis de identificação digital e cada um deles proporciona o acesso a determinados serviços. Para criar uma conta basta seguir o passo a passo disponível no aquiCom informações da assessoria do Serpro.

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