Estúdio ConJur

Chapa de oposição atrai dissidentes da atual gestão da OAB em MS

Autor

29 de abril de 2021, 19h47

Integrantes da diretoria e do conselho estadual da atual gestão da OAB em Mato Grosso do Sul anunciaram o embarque na candidatura de oposição para as eleições da entidade, que serão realizadas em novembro. O anúncio, feito no último dia 20, causou alvoroço nos grupos de advogados sul-mato-grossenses que movimentam a pré-candidatura.

Divulgação
Divulgação

A secretária-adjunta Eclair Nantes e as conselheiras estaduais Eliane Potrich e Etiene Chagas, além de cinco presidentes de subseções e nove presidentes de comissões, anunciaram o apoio à pré-candidata Rachel Magrini, nome da oposição que irá concorrer ao pleito de novembro.

Em novembro deste ano, nas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil serão realizadas eleições para composição de novo conselho, pela primeira vez, obedecendo regras da paridade, conforme estabeleceu o Conselho Federal.

O racha da diretoria mostra o descontentamento com a candidatura de situação, representada pelo conselheiro federal Luis Claudio Bito Alves Pereira.

A OAB/MS é comandada pelo mesmo grupo desde 2013, quando o atual presidente Mansour Karmouche foi eleito vice-presidente em um mandato tampão, sendo eleito e reeleito em 2015 e 2018.

Rachel Magrini, que foi candidata à presidência em 2018, conseguiu agregar em seu projeto os grupos dos ex-presidentes da OAB/MS Elenice Carille, Carlos Marques e Leonardo Avelino Duarte.

Rachel Magrini foi secretária-geral da OAB/MS (2010-2012) e diretora da Escola Superior da Advocacia. Atualmente é presidente da ABMCJ/MS (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica). A advogada é pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil, MBA em Direito Empresarial pela FGV.

Nas eleições de novembro, os advogados vão escolher a nova diretoria composta por presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e tesoureiro, da OAB/MS e das subseções, além de conselheiros estaduais e federais e diretores da ESA (Escola Superior de Advocacia) e CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul).

Confira a íntegra da nota emitida pelo grupo:

Boa noite, Colegas, após ouvir os pré-candidatos à Presidência da OABMS e refletirmos sobre suas propostas, optamos por apoiar a pré-candidatura da Advogada Rachel Magrini, que apresentou propostas que melhor atendem os anseios da advocacia sul-mato-grossense.

Por fim reiteramos nosso total e inafastável compromisso com a instituição, continuando a desenvolver nossas funções de forma urbana, cordial e com o mesmo empenho aos interesses da classe, até o fim da gestão que se encerra em 31/12/21.

ECLAIR NANTES
Secretária Geral Adjunta

ELIANE RITA POTRICH
Conselheira Estadual

ETIENE CHAGAS
Conselheira Estadual

ALYNE ALVES DE QUEIROZ
Presidente da Subseção Aparecida do Taboado

CÉLIA REGINA BERNARDO DA SILVA
Presidente da Subseção São Gabriel do Oeste

NELY RATIER PLACÊNCIA
Presidente da Subseção de Maracaju

DANIELA TEIXEIRA ONÇA
Presidente da Subseção de Ribas do Ruo Pardo

FABIANE BRITO LEMES
Presidente da Subseção de Sidrolândia

CLAUDIA CAFURE ALVES CORREA ANTUNES
Presidente da Comissão da Mulher Advogada

DALILA BARBOSA SOARES
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais

RITA DE CÁSSIA FUENTES LUZ SUENAGA
Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência

RITA MARIA DE ANDRADE ROSA ALMEIDA SILVA
Presidente da Comissão de Direito Sistêmico

LILIAM VERONESE
Presidente da Comissão dos Direitos dos Idoso

SORAYA APARECIDA SANTOS PALERMO
Presidente da Comissão de Assistência e Liberdade Religiosa

SILMARA CHER TRINDADE FÉLIX MATIAZO
Vice-Presidente do Conselho Penitenciário do MS

LUZIA HERMELiNDA OLIVEIRA ROCHA
Vice- presidente da Comissão de Direito Sistêmico

FÁBIA ZELINDA FAVARO
Presidente da Comissão de Direito Carcerário

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!