A cantora Britney Spears, 39, ganhou o direito de se pronunciar pessoalmente perante a um tribunal em audiência que será realizada no próximo dia 23 de junho, nos Estados Unidos.
"Minha cliente quer uma audiência na qual possa se dirigir diretamente ao tribunal", disse o advogado da cantora, Samuel Ingham, à agência de notícias Reuters.
Sob a tutela de seu pai, Jamie Spears, desde 2008, quando foi hospitalizada por problemas psiquiátricos, Britney já deixou claro que não deseja mais ser tutelada. Ano passado a Justiça dos Estados Unidos negou um pedido de suspensão.
O processo de tutela de Britney motivou uma campanha online chamada de #FreeBritney. Os fãs da cantora defendem que a tutela da cantora deve acabar e que ela vem sendo mantida prisioneira por seu pai. Também acreditam que ela sistematicamente publica mensagens e fotos enigmáticas pedindo socorro por meio de suas redes sociais.
O interesse no tema aumentou exponencialmente após o lançamento do documentário "Framing Britney Spears", que aborda o colapso mental da cantora, que resultou na tutela legal de seu pai sobre sua carreira e fortuna.
Em 2020, a cantora entrou com um pedido para remover o seu pai da tutela de seu patrimônio. Na época, o advogado da estrela pop disse que ela tinha "medo" do pai. O pedido foi negado.