Reflexões Trabalhistas

O voto vencido no julgamento do 2º grau e sua juntada obrigatória ao acórdão

Autor

17 de abril de 2021, 10h26

As normas processuais trabalhistas estão contidas no texto da Consolidação das Leis do Trabalho, desde sua edição em maio de 1943, e o legislador, preocupado em criar regras processuais de mais fácil compreensão do que as de natureza civil, para facilitar o acesso e o trânsito de empregados e empresas no processo, buscou a simplificação, sem descuidar de remeter ao Código de Processo Civil nos casos omissos e não conflitantes, inserindo o artigo 769 no texto consolidado, relativamente ao processo de conhecimento.

Eis o fundamento para a aplicação do artigo 941, § 3º, do Código de Processo Civil ao processo do trabalho, não obstante seja frequente desconsiderá-lo, gerando nulidade do acórdão regional.

Dispõe o artigo 941, ª 3º, que o voto vencido será necessariamente declarado e considerado parte integrante do acórdão para todos os fins legais, inclusive de prequestionamento. Daí decorre a obrigatoriedade da juntada do inteiro teor do voto vencido ao acórdão, sob pena de nulidade do decidido.

E por força da aplicação subsidiária do processo comum ao do processo do trabalho, aplica-se a regra legal em comento ao nosso processo, sendo obrigatória a juntada do voto vencido, a despeito de requerimento da parte recorrente.

É importante lembrar que todas as questões relacionadas à prova dos fatos e sua apreciação e valoração são pertinentes no 1º e 2º graus de jurisdição, tão somente. Isso equivale a dizer que o Tribunal Superior do Trabalho não pode reapreciar a prova, nem a ocorrência ou não de determinado fato. Estas questões são da alçada exclusiva do juízo de origem e da instância revisora, ainda que não o façam da melhor maneira.

Eis a razão do legislador exigir a juntada do voto e das razões de decidir do vencido, na instância regional, pois só aí o Tribunal Superior do Trabalho terá condições de compreender a questão fática por completo.

Nesse sentido, assim manifestou-se  o Tribunal Superior do Trabalho, na decisão proferida pela as 2ª Turma Julgadora, em acórdão da relatoria da Ministra Maria Helena Mallmann:

"III – Recurso de Revista do Reclamante interposto na vigência da Lei n.º 13.015/2014. Ausência de juntada das razões de voto vencido no acórdão recorrido. Art. 941, § 3º, CPC/2015. Demonstração de prejuízo, Nulidade. Trata-se de decisão regional publicada na vigência do Código de Processo Civil de 2015, que, entre outras inovações, tornou necessária a declaração de voto vencido, bem como sua consideração como parte integrante do acórdão para todos os fins legais, inclusive para efeito de prequestionamento, nos termos do art. 941, § 3º, do referido diploma processual. In casu, houve declaração de voto vencido, que não foi juntado ao acordão e, apesar de a recorrente questionar sua juntada, o TRT negou-se a reparar o vício, sob o fundamento de que estava precluso o requerimento, pois nem a parte, nem o prolator de voto vencido requereram a juntada de justificativa de voto vencido. Ocorre que o novel dispositivo de lei está diretamente associado ao requisito do prequestionamento inerente aos recursos de natureza extraordinária, o que é o caso dos autos, e sua inobservância implica nulidade do acórdão. Precedentes. Recurso de revista conhecido e provido."

A decisão sintetiza o entendimento adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho quanto à aplicação do artigo 941, § 3º, do Código de Processo Civil ao processo do trabalho, evidenciando a necessidade de que constem da decisão recorrida todos os elementos fáticos importantes para a decisão revisional.

E tal determinação legal decorre da circunstância de que os tribunais superiores não apreciam a prova produzida, para valorá-la, nem a ocorrência ou não de determinado fato, devendo valer-se para tanto das  conclusões da instância revisora.

Eis o motivo pelo qual a parte necessita embargar de declaração quando resulta provada a ocorrência ou não de certo fato, circunstância esta que é necessária para o correto enquadramento legal pelos julgadores.

A afirmação do fato ter ou não ocorrido vincula o tribunal superior, não podendo este suprir o silencio da decisão recorrida. Deste modo é essencial a juntada do voto vencido, a fim de que se possa avaliar amplamente sobre os fatos discutidos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!