Propina de Construtora

PGR se manifesta pelo arquivamento de denúncia contra Lira por corrupção passiva

Autor

15 de abril de 2021, 12h58

A Procuradoria-Geral da República se manifestou pelo arquivamento de uma denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acusado de corrupção passiva em um processo sobre supostas propinas pagas pela construtora Queiroz Galvão ao Partido Progressista. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo

Agência Câmara
Arthur Lira é acusado de corrupção passiva
Agência Câmara

O documento é assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, e foi encaminhado nesta segunda-feira (12/4) ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal, relator da ação. 

"No conjunto probatório a calçar a denúncia estava patente uma dissonância vigorosa entre as narrativas apresentadas pelos colaboradores Alberto Youssef e Carlos Alexandre de Souza Rocha quanto ao destino dos valores ilícitos pagos pela Construtora Queiroz Galvão. Não obstante, não consta na planilha de controle do ‘caixa de propina’ à disposição do Partido Progressista nenhuma informação de que os referidos valores seriam destinados ao investigado Arthur Lira", diz a PGR. 

A manifestação foi apresentada depois que a defesa de Lira entrou com embargos de declaração contra uma decisão de Fachin que negou o arquivamento da denúncia. 

Anteriormente, no âmbito do mesmo processo no Supremo, a PGR já havia se manifestado pelo arquivamento integral do caso. O pedido foi deferido quanto aos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Eduardo da Fonte (PP-PE) e ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), todos investigados no mesmo processo. As imputações contra o presidente da Câmara, no entanto, foram mantidas. 

Clique aqui para ler a manifestação da PGR
Inq 4.631

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!