Consultor Jurídico

Direito remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias: 

12/4
15h — Diálogos Prospectiva: A agenda de inovação do Banco Central e o Sistema Financeiro Nacional — A consultoria internacional Prospectiva inicia sua série de webinares de 2021 com um debate que reúne diretores da própria empresa, o country manager do Mercado Pago, Tulio Oliveira, e João Manoel Pinho de Mello, diretor de organização do sistema financeiro e de resolução do Banco Central do Brasil. Clique aqui para se inscrever.

17h — Fesdep divulga o Prêmio Innovare — Os representantes da premiação, Sérgio Renault e Raquel Kchify, falam sobre práticas premiadas que mudaram a situação de pessoas em situações de vulnerabilidade. A live é promovida pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (Fesdep). Clique aqui para acompanhar.

18h — IREE Webinar: Para onde vai a economia brasileira — Parte da série de webinars do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), o encontro promovido pelo Centro de Estudos de Economia traz uma conversa entre a economista-chefe do instituto, Juliane Furno, e o economista Samuel Pessôa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV no Rio de Janeiro e colunista da Folha de S.PauloClique aqui para acompanhar.

19h — IREE Webinar: A Nova lei de licitações —  Evento da mesma série do IREE, que reúne o diretor da organização, Rafael Valim, e Valdir Simão, ex-ministro do Planejamento e da Controladoria-Geral da União (CGU) — ambos especialistas em Direito Administrativo — para debater os dispositivos e impactos da nova Lei de Licitações. Clique aqui para acompanhar.

13/4
10h — BR&Br + Américas: China y su nueva Larga Marcha hacia la independência — O Núcleo de Estudos Brasil-China da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV) promove a primeira de uma série de conferências com pesquisadores de países latino-americanos para discutir as relações entre China e América Latina. A primeira rodada será transmitida no canal do YouTube da FGV e comandada pelo professor Gustavo Alejandro Girado, da pós-graduação em "Estudos em China Contemporânea" na Universidade Nacional de Lanús (UNLa). Clique aqui para se inscrever.

16h — Tech Women Summit: Segurança, risco e compliance Evento sobre tecnologia patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), pelo escritório Daniel Advogados e pela OMotor, traz na sua primeira jornada o tema da importância da segurança e do mapeamento de riscos para o crescimento dos negócios. O time de palestrantes é inteiramente composto por especialistas mulheres. Clique aqui para se inscrever.

18h — Direito das empresas em dificuldade — A FGV Direito também inicia outra série de webinares, que discutirão a insolvência no país e as dificuldades econômico-financeiras das empresas em meio à crise de Covid-19. A iniciativa é do Núcleo de Estudos de Direito de Empresa e Arbitragem da faculdade e também terá transmissão no canal do YouTube da faculdade. O primeiro encontro é um debate com o ministro Paulo Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça, e a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Clique aqui para se inscrever.

18h —  Covid-19 e os impactos no devido processo legislativo II — O seminário promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) vai abordar os impacto da pandemia, como a transparência, os desafios da democracia, a motivação e a justificativa no processo legislativo. Dentre os debatedores estarão a juíza Carmen Silvia Lima de Arruda e o especialista em Direito Administrativo Silvio Gabriel Serrano Nunes.

19h — 22º Congresso Jurídico Online — Entre 13/4 e 15/4, o evento da Faculdade Cers debate as relações trabalhistas em meio à segunda onda de Covid-19, abordando temas como audiências telepresenciais, suspensão e redução de salários na pandemia e a análise de questões trabalhistas constitucionais pelo STF. Os palestrantes vão desde representantes da OAB a magistrados da Justiça do Trabalho. Clique aqui para se inscrever.

14/4
9h —  A importância da gestão de afastados nas empresas — O webinar da BMS Projetos & Consultoria e da AON Brasil aborda as formas de minimizar afastamentos nas empresas, as ações de melhoria da saúde dos funcionários e os impactos na folha de pessoal. Clique aqui para se inscrever.

10h — Magistratura do Futuro — O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, participa de uma live com a presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Noemia Porto. Eles discutem o Judiciário brasileiro — um dos maiores do mundo, com mais de 18 mil magistrados — e formas de aperfeiçoar a atividade judicante. Clique aqui para acompanhar.

10h30 — Indivíduos ou cidadãos? O desrespeito às regras sanitárias no combate à Covid-19 no Brasil — O economista Eduardo Gianetti e o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira são convidados da Fundação Fernando Henrique Cardoso para debater por que a sociedade brasileira rejeitou o uso de máscaras e aglomerou em bares, restaurantes, praias e festas clandestinas. Clique aqui para se inscrever ou aqui para acompanhar.

16h — Mediação e conciliação na saúde suplementar — A CâmaraSIN — Câmara de Mediação e Conciliação do Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de todos os ramos de Seguros, Resseguros e Capitalização do estado de São Paulo (Sincor-SP) — discute o que a mediação e conciliação podem oferecer ao setor de saúde suplementar ao reduzir a judicialização e permitir o diálogo entre o consumidor e o mercado. A live conta com a participação de Fernando Capez, secretário Especial de Defesa do Consumidor de São Paulo e diretor executivo do Procon-SP. Clique aqui para acompanhar.

17h — Desvendando a nova proposta de regulamentação da publicidade e propaganda na advocacia — A live do Migalhas debate a alteração de provimento da OAB que trouxe medidas como a liberação de posts patrocinados em redes sociais e a utilização do Google Ads. Participam como palestrantes Ary Raghiant Neto, conselheiro federal da OAB e corregedor-geral do CFOAB, e Greice Stocker, conselheira federal da OAB. Já os debatedores são o advogado Renato de Mello Almada, sócio de Chiarottino e Nicoletti Advogados, Fernando Freire, ex-conselheiro federal da OAB, e o presidente da subseção de Jales da OAB-SP, Marlon Luiz Garcia Livramento. Clique aqui para acompanhar.

15/4
9h — I Seminário CNF e Judiciário: O sistema financeiro e a aplicação do direito — O Superior Tribunal de Justiça, em parceria com a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), apresenta painéis sobre a relação do Judiciário com o sistema financeiro. Dentre os participantes estarão os ministros Humberto Martins — presidente da corte —, João Otávio de Noronha e Villas Bôas Cueva. Clique aqui para acompanhar.

10h — IREE Webinar: A política da Justiça e seus custos — Da série do IREE, o debate sobre economia política, democracia racial e os limites da Justiça no Brasil reúne Felipe da Silva Freitas, pesquisador e diretor da ONG Justa, a advogada Luciana Zaffalon, coordenadora dessa instituição, o professor de criminologia Riccardo Cappi, diretor da Justa, e o economista Jean Peres, da mesma ONG. A mediação é da economista-chefe do IREE, Juliane FurnoClique aqui para acompanhar.

11h — Diversidade Sexual e de Gênero na Advocacia: Conquistas e Desafio — A live sobre diversidade é promovida pelo projeto Papo de Criminalista e conta com mediação do advogado criminalista Mário de Oliveira Filho e participação dos advogados Adriana Galvão, especialista em Direitos & Diversidade; Marcelo Feller, criminalista e membro do IBCC; e Márcia Rocha, a primeira advogada transgênero a ter nome social reconhecido pela OAB-SP. Clique aqui para se inscrever.

14h20 — Curso de técnicas de negociação em Direito Premial — O professor da USP e advogado Pierpaolo Cruz Bottini promove uma palestra sobre a colaboração premiada na perspectiva da defesa. O evento é parte do curso promovido pela Divisão de Repressão à Corrupção, da Coordenação-Geral de Repressão à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Federal, voltado para o aprofundamento dos conhecimentos dos delegados que atuam em atividades persecutórias relacionadas a acordos de colaboração premiada e de leniência.

18h30 — III Encontro Nacional das Advogadas Criminalistas — Esta edição do evento promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) gira em torno do tema "Crise democrática e os Direitos Fundamentais" e aborda assuntos como o stalking sistêmico contra a mulher e a diversidade na advocacia. Dentre as participantes estão a advogada criminal Maíra Fernandes, diretora nacional da Abracrim Mulher, e Izabella Borges — ambas colunistas da ConJur. O encontro se inicia na quinta-feira e termina na sexta-feira. Clique aqui para se inscrever.

16/4
9h — 6º Congresso do IBDFam-RJ — A seção do Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Direito de Família apresenta diversas palestras com foco no Direito de Família e Sucessório, abordando judicialização, sub-rogação, afastamento, namoro, velhice, guarda, planejamento e outros temas. A programação se inicia na sexta-feira e se estende também no sábado. Clique aqui para se inscrever.

9h — Seminário internacional de proteção de dados nos registros imobiliários — Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), o evento reúne especialistas brasileiros e europeus (de Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha) para discutir práticas quanto aos registros imobiliários, especialmente demonstrações práticas de soluções para os conflitos entre publicidade registral e a privacidade e a proteção de dados. Clique aqui para se inscrever.

9h —  LGPD on Friday — A live semanal da LGPDBrasil/LBCA convida a advogada Analluza Dallari, doutora em Direito Internacional pela USP e coordenadora do livro "LGPD na Saúde". A apresentação será de Fábio Rivelli e Paulo Vinícius Soares, sócios da LBCA. Clique aqui para acompanhar.

10h — O RH na mira do Cade? — O Conselho Administrativo de Defesa Econômica vem investigando se a troca de informações entre áreas de recursos humanos de empresas configura prática anticoncorrencial. O escritório Machado Meyer Advogados debate formas de evitar a situação, além de outras questões trabalhistas e concorrenciais. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 12 de abril de 2021, 8h13

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 20/04/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.