presidente, vice e corregedor

Nova gestão do TRF-2 é empossada em sessão do Plenário

Autor

9 de abril de 2021, 21h26

Nesta quinta-feira (8/4), tomaram posse os novos presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região — os desembargadores Messod Azulay Neto e Guilherme Calmon Nogueira da Gama, respectivamente —, além do novo corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, o desembargador Theophilo Antonio Miguel Filho.

ConJur
Sede do TRF-2 na cidade do Rio de JaneiroConJur

A cerimônia foi híbrida, com número bastante reduzido de presentes no Plenário, mas muitos participantes por videoconferência, dentre magistrados, servidores, amigos e familiares dos empossandos.

Em seu discurso, Messod defendeu um Judiciário mais humanizado: "O Judiciário não pode ser visto somente como um poder estatal destinado à solução de conflitos. O juiz não é uma pessoa indiferente e fria para indiferente e friamente detonar a norma adequada com o fito de regular a convivência humana. O juiz promove paz nos movimentos familiares, individuais, econômicos sociais e políticos da nação. A Magna Carta impõe que o Judiciário atenda aos fins sociais e ao bem comum no desfecho de cada veredito", detacou.

O desembargador ressaltou a atuação da magistratura durante a crise de Covid-19 e a produtividade do Judiciário com a adoção de recursos tecnológicos. Ele ainda enfatizou a importância da segurança jurídica na recuperação econômica e social do país e pregou a fidelidade às leis e à jurisprudência.

O até então presidente do TRF-2 no biênio que acaba de se encerrar, desembargador federal Reis Friede, exaltou a figura de Messod, que vinha ocupando a cadeira de vice-presidente: "Foi um grande parceiro. Tudo que foi feito nesta casa nos últimos dois anos foi realizado em uma administração conjunta com Sua Excelência. Tenho certeza que Messod Azulay realizará um excelente trabalho, que há de superar em muito as realizações da minha presidência".

Prestigiaram o evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; o vice-presidente e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Jorge Mussi; os governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Cláudio Castro e Renato Casagrande; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região, Márcia Morgado; o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; os ministros do STJ João Otávio de Noronha, Ricardo Villas Bôas Cueva, Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze, Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik; os presidentes dos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Henrique Carlos de Andrade Figueira e Samuel Meira Brasil Junior; e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!