Consultor Jurídico

Direito à vida

Liberdade de culto pode ser restringida em prol da saúde, diz Gilmar Mendes

Retornar ao texto

Comentários de leitores

17 comentários

Perfeita decisão!

Gomes de Ávila (Advogado Autônomo - Criminal)

Excelentes argumentações do Ministro Gilmar Mendes.

Liberdade de culto ...

Arlete Pacheco (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Lamentável o voto do ministro!!! Se o povo brasileiro fosse mais esclarecido e disposto a lutar por seus direitos, usaria o seu conhecimento das quatro operações aritméticas e faria a devida divisão do número total de mortos, divulgado pela imprensa, por 365 dias, e com o resultado obtido, equivalente à média de mortos por dia, dividiria o resultado por 27, que equivale a todos os Estados e mais o Distrito Federal, obtendo a média diária de mortos para cada unidade da federação. Constataria então, que a pandemia, mostrada aos ingênuos, na verdade, é uma peça de ficção!!!!! E se for considerado o número total de municípios brasileiros, pouco superior a 5500, fica matematicamente demonstrado que essa pandemia não afetou a grande maioria dos municípios!!!!!!! Portanto, com plateia de ingênuos qualquer ministro faz sucesso!!!!!!

Brincadeira tem hora

C.B.Morais (Advogado Autônomo)

Inacreditável o raciocínio de desprezar os números da COVID19 com essa conta simplória. Interessante que a pessoa ainda chama os outros de ingênuos. A pandemia trouxe esse lado: de mostrar todos os lados do ser humano.

Organização criminosa de bíblia

Silva Cidadão (Outros)

Parabéns ao ministro Gilmar Mendes, como sempre, muito ponderado, assertivo e muito objetivo na construção e explanação do seu voto, pois, somente assim, se faz lembrar e remeter esses falsos lideres evangélicos às reais finalidades para as quais são constituídas as igrejas, assim como exigir deles um pouco mais de respeito a saúde e a vida dos fiéis e não, de forma irresponsáveis, expô-los ao riscos da contaminação da covid para satisfação de suas meras SANHAS ARRECADATÁRIAS, haja vista que, com certeza, os saldos das contas bancárias desses lideres evangélicos foram abalados pela ausência dos fiéis nos templos, pois, através do culto online, a alimentação espiritual é satisfatória e é certo que os fiéis, pelo menos aqueles mais racionais, estando em suas casas estão protegidos do charlatanismo.

Preconceito

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Há líderes religiosos que se aproveitam de seus cargos para ganhar dinheiro para si? Sim. Mas a pura e simples generalização é exercício de preconceito.
Que desrespeito há à vida e à saúde se são seguidos todos os protocolos (como previsto, por exemplo, em Decreto do Governador do Estado do Rio Grande do Sul)?

Sensatez!

Flávio Marques (Advogado Autônomo)

Parabéns, Gilmar, pelo voto e pela sensatez! A época do curandeirismo já passou. Foi-se o tempo que a igreja era soberana a ponto de se fundir com o Estado. Hoje, até as igrejas devem se curvar ao Estado e ao que seja melhor para o povo - em especial quando se tem o conhecimento científico.

...Me dá um dinheiroi ai...

DrCar (Advogado Autônomo - Civil)

Pastores e padres que querem abertura estão pensando na grana que estão deixando de arrecadar. Só pensam no dinheiro. A impossibilidade de celebrações presenciais impede a arrecadação. Ninguém pensando em Deus, só no dinheiro. Até porque, pra orar e pedir ou agradecer a Deus, façamos como nos diz o Evangelho: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18,20)

Preconceito

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Há líderes religiosos que se aproveitam de seus cargos para ganhar dinheiro para si? Sim. Mas também há advogados que lesam a seus clientes. Deveríamos, então, festejar regra que proibisse, de modo absoluto, a abertura de escritórios de Advocacia?
É preciso com a pura e simples generalização.

Uma síntese na história: atenção aos ministros da justiça

SMJ (Procurador Federal)

No poder, a extrema direita está mostrando a que realmente veio. Não para Cristo, mas contra Ele. A prova está no holocausto a nosso redor. Tudo conforme nos advertira São Paulo: "Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." 2 Coríntios 11:13-15

Cristianismo (tese) e anticristianismo (antítese)

SMJ (Procurador Federal)

É no máximo possível supor os desígnios de Deus, que nos são inacessíveis, com exceção do que já foi objeto de Revelação. De outro lado, um dos Mandamentos é não usar o Santo Nome em vão. Jesus repreendeu os fariseus por quererem "aparecer" nas sinagogas ao invés de praticarem a bondade exigida pela autêntica fé (É claramente farisaico defender permaneçam abertos templos embora isso atualmente venha a causar grandes sofrimentos). Jesus também profetizou sobre o anticristo, cuja marca mais evidente é usar o Cristianismo contra o Cristianismo. Expostas essas premissas de ordem teológica, é possível supor que a praga do coronavírus abateu-se sobre o mundo porque a extrema direita ascendeu politicamente usando o Santo Nome e propondo, contra toda a Escritura, uma resposta anticristã à crise humanitária dos refugiados, de que é emblemática a morte de Aylan Curdi nas águas em que navegou o Apóstolo Paulo, menino que antes de se afogar gritou: "Pai, não morra!".

Esse diz que me disse tem que acabar.

ielrednav (Outros)

Para se fazer culto a DEUS não é necessario ir a um templo segundo a BIBLIA ele proprio N.S J C
( Nosso Senhor jesus Cristo) disse "Quando quiserdes orar ao Meu Pai que esta nos ceus entrai em vosso quarto e ali fazei sua oração Pai nosso ... E ele atendera seu pedido em meu nome " . Portanto acho que todas as religiões devem atentar para essa fato ir na igreja apenas pars ficar de olho no outro que esta ao seu lado isso é ser fariseu serve para todos que conhecem a palavra . Estamos em epoca que a doença (virus) não escolhe hora nem dia para atacar um que esteja disponível em aglomerações é preciso usar o bom senso e acabar com esse diz que me disse .Ganha se muito mais ficando em casa e orando ao PAI no seu quarto se tiver fé ali mesmo sem necessidade de ir a templo deixar dinheiro para o enriquecimento do Pastor .Falei escrevi aceitem o conselho do Mestre Jesus de Nazaré fiquem em casa orando .Assim foi dito "ORAI E VIGIAI PARA QUE NÃO SEJAS PEGO DE SURPRESA PELO INIMIGO "..

Ministro acertou

Servidor estadual (Delegado de Polícia Estadual)

Não há condições sanitárias no transporte e em outros pontos que os fieis terão que lançar mão para chegar as igrejas, templos, etc. Para os Cristãos está na Bíblia onde houver duas ou mais pessoas reunidas em Meu nome lá Eu estarei. Pai, mãe e filhos numa cerimonia na própria residência é muito mais salutar do que correr o risco de se contaminar. A proibição não impede o seu mentor religioso de ir até os mais necessitados, como os que estão em depressão, ou de que os receba isoladamente e em segurança.

Dúvida

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Sou proibido (assim como todos os magistrados), por lei (Lei Complementar 35/79, art. 36, III), de comentar a decisão. Comento a questão só genericamente (até para reflexão acerca dos decretos estaduais e municipais em si).
Pergunto, para reflexão, usando o título da notícia: liberdade de culto pode ser restringida, mas essa restrição tem que ser tão forte a ponto de proibir, de modo absoluto e sem exceção, os fieis de frequentar seus respectivo templos? Não se está desrespeitando o princípio da proporcionalidade?
O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, não estabeleceu proibição absoluta, mas impôs fortes restrições para ocorrência de atos religiosos presenciais. Não parece que estejam morrendo, de covid-19, mais gaúchos que paulistas.

Liberdade absoluta de culto

C.B.Morais (Advogado Autônomo)

O voto do Min. Gilmar Mendes é denso, completo. Aborda a questão da dúvida acima. Uma missa não pode ser feita em casa, salvo se por um padre. Há uma formalidade a respeito da Eucaristia. Como o Ministro Gilmar Mendes explanou, a liberdade de culto, nesse momento, é relativizada e deve ser mesmo, pois não há condições de controle para quem queira entrar em culto ou em uma missa, termos de idade, de quantidade. Se a capacidade de um templo for reduzida para 25% os outros 75% estariam com sua liberdade de culto restrita? A teses não se sustenta.

Restrições, sem proibição completa, seriam possíveis

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Em muitos lugares, mesmo antes da pandemia, a frequência a cada evento religioso ficava bem abaixo da lotação máxima permitida, de modo que restrição de frequência (como havia adotado o Governador do Rio Grande do Sul: 10%) é perfeitamente aplicável (religiosos sabem fazer contas e costumam respeitar as leis).
Seria atentatório (no exemplo acima, aos 75% que teriam que ficar de fora)? Não, porque, mesmo que a frequência pretendida fosse, sempre, de 100%, poderia haver revezamento (uns vão num horário; outro, noutro).
Fiquei sabendo de muitos casos em que se exigia inscrição prévia.
Ou seja, se e onde se quer restringir (a bem de evitar aglomerações), isso é possível; não é necessário proibir completamente.

E o governo faz nada

Lucas Terra (Outros)

"Mendonça disse ser contraditório proibir cultos, mas permitir 'ônibus superlotados'e colocar passageiros 'como latas de sardinha' em aviões." Só faltou o Mendonça falar: e eu no governo faço nada pra resolver.

Parabéns, ministro gilmar ferreira mendes

O ESCUDEIRO JURÍDICO (Cartorário)

Parabéns, Ministro Gilmar.
Uma voz lúcida no mundo dos equivocados.

Comentar

Comentários encerrados em 15/04/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.