Consultor Jurídico

tiro no olho

Cachorro "aciona" Justiça contra agressor e assina petição com a pata

Uma ação de indenização por danos morais foi movida na Justiça do Ceará por um cachorro. Beethoven, que sofreu um tiro no olho, "assinou" com sua pata a petição inicial, pedindo a punição do agressor.

Cão Beethoven e sua "assinatura" Divulgação

O advogado José da Silva Moura Neto conseguiu redigir a ação em nome do cão, e não de seu tutor, como forma de reforçar a luta contra os maus-tratos a animais.

"A nossa missão aqui é dar uma lição, porque o Brasil não tolera mais maus-tratos. O animal entrando com a ação mostra que ele é sujeito de direito. Por sofrer, ele tem direito de estar em juízo", afirmou o advogado ao G1.

O animal vem recebendo tratamento veterinário. O homem que atirou alega que o cachorro avançou contra ele. Ele foi preso em flagrante e duas armas artesanais foram apreendidas em sua casa. Ele foi autuado com base na recente Lei Sansão, que aumentou a punição para abusos e maus-tratos contra cães e gatos.

0050263-13.2021.8.06.0081




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 1 de abril de 2021, 8h18

Comentários de leitores

5 comentários

É começo ou fim dos tempos

ielrednav (Outros)

é melhor ficar com a primeira opção novos tempos donde um cão passa a ter personalidade jurídica
Mas quem responde é o dono cachorro não tem como se defender . ai a briga , na justiça sobre a lei SANSÃO estão todos pasmos até eu um mero estudante mas onde fica os deveres e obrigações do proprietário do animal se o mesmo estivesse preso não atacaria outros transeunte. ou mesmo levado com focinheira ao passeio diário esta difícil .

Oh, os tempos! Oh, os costumes!",

Valdemar Coelho (Servidor)

Com esses "adevogados" que têm como parâmetro o direito de plástico ( segundo o prof. Lenio) acaba nisso! Ou seja, épracabámesmo!

DOGS

O ESCUDEIRO JURÍDICO (Cartorário)

Os animais de quatro patas possuem proteção legal, mas não personalidade jurídica. Leis locais não podem atribuir personalidade, que é de competência da União (CF/88).

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/04/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.