Retrato da magistratura

Mendes e Tada: A função pedagógica do Judiciário na manutenção da democracia

Autor

30 de setembro de 2020, 10h00

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

Frederico Mendes Junior e Elton Vinicios Sadão Tada dividem a 28ª colocação no concurso com o artigo "A função pedagógica do Judiciário na manutenção da democracia brasileira".

Leia o resumo do trabalho:

O presente artigo tem o objetivo de discutir a função do Poder Judiciário na manutenção da democracia brasileira atual levando em conta a crise de confiança da população nas instituições democráticas. Para a análise de conjuntura é utilizada a pesquisa encomendada pela AMB e executada pela FGV/IPESPE sobre a imagem do Judiciário brasileiro publicada no ano de 2019 e uma análise teórico-normativa sobre a estrutura do Estado democrático a partir de Jürgen Habermas. Por fim, é apresentada a necessidade de reflexão sobre a função pedagógica do Judiciário levando em conta a teoria da democracia comunicativa de Habermas.

Clique aqui para ler o artigo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!