Crimes de responsabilidade

TJ-RJ escolhe desembargadores que julgarão impeachment de Wilson Witzel

Autor

28 de setembro de 2020, 14h07

Os desembargadores Teresa Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Fernando Foch e Inês da Trindade Chaves de Melo foram sorteados, nesta segunda-feira (28/9), pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para integrar o tribunal misto que irá julgar o pedido de impeachment, por desvios na saúde, do governador Wilson Witzel (PSC).

Antonio Cruz / Agência Brasil
Legenda

Os demais integrantes do órgão julgador — cinco deputados estaduais — serão escolhidos nesta terça (29/8) pela Assembleia Legislativa do Rio. Se a maioria simples dos integrantes do tribunal aceitar a denúncia, Witzel será afastado do cargo por 180 dias. Mas ele já está fora do governo por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

A Alerj, na quarta passada (23/9), aprovou, por unanimidade (69 a 0), a abertura do processo por crime de responsabilidade contra o governador afastado.

Com a continuidade do processo, o presidente do Tribunal de Justiça fluminense, Claudio de Mello Tavares, foi notificado para formar o tribunal misto de julgamento. Para perder o cargo, Witzel precisa ser condenado por dois terços — sete votos — dos integrantes do órgão que julgará Witzel.  

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!