Sem danos morais

MC Gui não precisa indenizar técnica por postar foto em hospital gaúcho

Autor

24 de setembro de 2020, 21h24

Não causa dano moral publicar, em rede social, imagem que não identifica a pessoa fotografada, não tem fim comercial ou econômico nem agrega qualquer comentário vexatório ou agressivo.

Reprodução/Instagram
Foto publicada pelo músico nas redes sociais
Reprodução/Instagram

Por isso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve sentença que negou danos morais a uma técnica de enfermagem de Porto Alegre, fotografada quando prestava atendimento ao funkeiro MC Gui.

O músico procurou o Hospital Moinhos de Vento na manhã de 26 de julho de 2014, dia do seu show na capital gaúcha, por ser acometido de mal estar. A imagem, captada pela mãe do artista, menor à época, viralizou no Facebook e na imprensa.

A relatora da apelação na 10ª Câmara Cível, desembargadora Thais Coutinho de Oliveira, disse que a foto mostra apenas um atendimento médico, onde a autora — não identificada — aparece em segundo plano, de perfil, atrás do paciente. Visível, apenas, a logomarca do hospital no uniforme da autora.

Para Thais, a situação retratada nos autos não configurou qualquer ilícito, o que afasta o dever de indenizar. "‘Isto porque o texto constitucional assegura a liberdade de expressão (artigo 5º, IV da CF) e, em redação subsequente e coerente, o direito a reparação do dano à imagem (art. 5º, X da CF). Ou seja, a Constituição garantiu o direito à indenização por dano à imagem como uma consequência da livre manifestação de pensamento quando ofensiva, vexatória, maldosa, inexistente na hipótese", complementou no voto.

Postagem no Facebook
Na inicial da indenizatória, a autora disse que só ficou sabendo que havia atendido um "conhecido cantor de funk" quando soube que a foto foi parar no Facebook. Alegou que a fotografia foi tirada sem autorização e repercutiu negativamente na sua imagem, tendo em vista o volume de comentários ofensivos na postagem.

A técnica apurou que a imagem foi visualizado por mais de 100 mil pessoas, compartilhada 2.277 vezes, comentada por 722 indivíduos. Além disso, muitos comentários foram ofensivos também a sua profissão.

Sem ofensa a direitos de personalidade
No primeiro grau, a 17ª Vara Cível da Capital julgou improcedente a ação indenizatória, não vislumbrando qualquer tipo de dano à honra, à boa fama ou à respeitabilidade da técnica de enfermagem. Isso além da imagem não ter se prestado a fim econômico ou comercial.

Segundo o juiz Walter José Girotto, os autos não apresentaram nenhum comentário que possa ser considerado agressivo ou vexatório para a honra da demandante, nem mesmo maldoso ou ofensivo. A postagem também informa a identidade da autora nem o seu local de trabalho.

"‘Por fim, a imagem, por si só, não é depreciativa e simplesmente retrata a autora em suas atividades laborais, sendo que o réu, em momento algum, nem mesmo comentou acerca do trabalho da autora de forma depreciativa"’, escreveu na sentença.

Clique aqui para ler a sentença
Clique aqui para ler o acórdão
001/1.14.0242167-3 (Comarca de Porto Alegre)

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!