Ação contra resolução do CNJ

Governador de SP questiona normas que disciplinam pagamento de precatórios

Autor

23 de setembro de 2020, 20h02

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ajuizou no Supremo Tribunal Federal a ADI 6.556 contra dispositivos de normas que disciplinam os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas em virtude de sentença judicial condenatória (precatórios). A ação foi distribuída, por prevenção, ao ministro Dias Toffoli, relator de outra ação com tema semelhante (ADI 5.492).

José Cruz/Agência Brasil
Agência BrasilDoria questiona no STF normas que disciplinam o pagamento de precatórios

O governador sustenta que a Resolução 303/2019 do Conselho Nacional de Justiça criou regras não previstas na Constituição Federal. Entre vários pontos, Doria argumenta que o artigo 102 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) prevê que cabe ao ente público devedor a opção pela aplicação dos recursos enquanto durar o regime especial dos precatórios (até 2024) criado pela Emenda Constitucional 62/2009.

Segundo ele, a resolução prevê que o tribunal local pode determinar a transferência dos recursos destinados a acordos diretos para a ordem cronológica, mesmo que essa não seja a opção do Executivo. O governo questiona ainda dispositivos da resolução, do Código de Processo Civil e das Leis 10.259/2001 e 12.153/2009 que estabelecem prazo de 60 dias para pagamento de requisição de pequeno valor (RPV) e de pessoas com preferência (idosos, com deficiência e portadores de doenças graves).

Ele aponta que, de acordo com a Constituição, os precatórios apresentados até 1º de julho serão inscritos em orçamento e, portanto, somente poderão ser pagos a partir do primeiro dia útil do exercício financeiro seguinte à inscrição. Afirma também que a resolução e as duas leis preveem possibilidade de sequestro de verbas estaduais no caso de atraso no pagamento de RPV, o que não está previsto na Constituição. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

ADI 6.556

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!