Retrato da magistratura

Fonsêca e Fonsêca da Silva: Representatividade racial no âmbito do Poder Judiciário

Autor

22 de setembro de 2020, 10h42

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

Marco Adriano Ramos Fonsêca e Vanessa Cristina Ramos Fonsêca da Silva são coautores do artigo que ficou em 20º lugar: "Representatividade racial no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro: uma análise das perspectivas e dos resultados da pesquisa da AMB e da importância das ações afirmativas na contemporaneidade".

Leia o resumo do trabalho:

Abordagem realizada a partir dos diagnósticos obtidos na pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos” promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros quanto ao panorama da representatividade racial no âmbito do Poder Judiciário, e os reflexos da situação histórica do negro no Brasil e o racismo estrutural, perpassando o período da escravização até a contemporaneidade, e ao final descrevendo a importância da concepção e das perspectivas das ações afirmativas. Para atender à proposta do estudo, foram utilizados os métodos indutivo, histórico-jurídico e jurídico-descritivo, valendo-se da técnica de pesquisa de documentação indireta, abrangendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental.

Clique aqui para ler o artigo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!