A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou a nomeação da ministra Maria Thereza de Assis Moura para assumir o cargo de corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça. A votação aconteceu na tarde nesta terça-feira (22/9).

Edilson Rodrigues/Agência Senado
A ministra recebeu 25 votos. Os senadores também votaram pela urgência de deliberar a indicação no Plenário do Senado ainda hoje, para evitar que a ministra deixe de exercer seu trabalho na turma do Superior Tribunal de Justiça.
Maria Thereza está no STJ desde 2006. Ao assumir o cargo de vice-presidente da corte, em agosto de 2018, acumulou também a Corregedoria da Justiça Federal. O cargo foi designado a partir de mudança regimental aprovada pelo Pleno: até a última gestão, um ministro tinha que ser deslocado de sua turma para atuar exclusivamente na função. Coube à ministra inaugurar a dupla gestão, feita para estabilizar o quórum das turmas do tribunal.
Ela entende que uma das missões do STJ é "fazer a ponte entre Direito e sociedade, obrigando os ministros desta casa a uma constante renovação". Também diz que há grande inquietação e prejuízo à Justiça quando os precedentes com carga vinculante são estabelecidos mas não são observados pelos demais tribunais.
A ministra foi diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). É professora doutora da USP e tem vários livros publicados.
Comentários de leitores
0 comentários
Comentários encerrados em 30/09/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.