Consultor Jurídico

Poder em quarentena

PGR Augusto Aras também é diagnosticado com Covid-19

O procurador-Geral da República, Augusto Aras, também está com Covid-19. Segundo informou nesta quinta-feira (17/9) a assessoria do órgão, o PGR "passa bem e está em isolamento, despachando remotamente".

Autoridades presentes na posse de Luiz FuxNelson Jr./STF

Aras é mais uma autoridade da República que esteve na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, na semana passada, a contrair o novo coronavírus.

Antes dele, exames confirmaram a infecção o próprio Fux, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro.

A cerimônia aconteceu presencialmente no Plenário do STF no último dia 10, adaptado com divisórias de acrílico entre os ministros para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. A maioria dos ministros compareceu, com exceção de Celso de Mello, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que acompanharam por videoconferência.

Também participaram da cerimônia o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, David Alcolumbre, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. Bolsonaro e Alcolumbre já tiveram Covid. Santa Cruz aguarda o resultado do teste a que foi submetido.

A Presidência do Supremo divulgou nota, também nesta quinta, para prestar "solidariedade e votos de ampla recuperação aos que eventualmente contraíram a Covid-19". No texto, a Corte justifica que tomou cuidados na cerimônia presencial, explicando que apenas 20% dos assentos do Plenário foram ocupados na posse. E reforça que o uso de máscara foi obrigatório, além de outras medidas sanitárias indicadas para evitar o contágio.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 17 de setembro de 2020, 14h05

Comentários de leitores

2 comentários

Covid-19 parte dois

O ESCUDEIRO JURÍDICO (Cartorário)

Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Espero que o vírus não afete a cognição biológica do Doutor Aras e ele retorne, depois da recuperação, como um novo ditador de direita.

Covid-19 - parte um

O ESCUDEIRO JURÍDICO (Cartorário)

O que é COVID-19
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Quais são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns: tosse, febre
Coriza
Dor de garganta
Dificuldade para respirar
Perda de olfato (anosmia)
Alteração do paladar (ageusia)
Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
Cansaço (astenia)
Diminuição do apetite (hiporexia)
Dispnéia ( falta de ar)
Como é transmitido A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mãos contaminadas, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro..

Comentários encerrados em 25/09/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.