Retrato da magistratura

Mario Gonçalves Pereira: O Poder Judiciário diante da sociedade

Autor

17 de setembro de 2020, 10h00

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

O artigo "O Poder Judiciário diante da sociedade: sua confiança, sua independência e seu ideal", de Mario Gonçalves Pereira, ficou em 15º lugar.

Leia o resumo do trabalho:

Este artigo discute a percepção que a sociedade e profissionais têm do Poder Judiciário a partir dos dados extraídos do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro com ênfase na confiança e na independência entre os poderes, especificamente no que concerne ao Poder Judiciário, bem como no que seria o sistema de justiça ideal. O objetivo é contribuir à construção imagética da magistratura nacional. Aborda-se a figura do Juiz e da instituição. Analisa-se o conceito de independência e os desejos dos investigados por maior confiabilidade, imparcialidade e acesso a Justiça.

Clique aqui para ler o artigo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!