Cursos online

AGU muda formato de capacitações e aumenta a presença em 124%

Autor

15 de setembro de 2020, 12h06

A Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) ampliou em 124% a participação do público em eventos de capacitação realizados no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi alcançado depois que a escola passou a oferecer cursos e palestras de forma remota, devido à pandemia do novo coronavírus.

Reprodução/pxhere
Nos primeiros seis meses de 2020 foram realizados 124 eventos, todos online, com cerca de 19 mil participantes.  “A Escola da AGU vislumbrou uma oportunidade de impulsionar a virtualização das capacitações. Com a pandemia, foi necessária uma célere mobilização da unidade central da EAGU e de suas regionais para atender as demandas existentes”, ressalta o Diretor da EAGU, Danilo Barbosa de Sant’anna.

A média de eventos é a mesma de 2019, mas o número de participantes mais que dobrou. A Advogada da União Cristiane Cardoso Avolio Gomes, lotada na Secretaria-Geral do Contencioso, em Brasília, foi uma das participantes. “Tivemos acesso a aulas de professores ótimos e que nem sempre podiam participar dos eventos [presenciais] pelas agendas concorridas, dificuldades de deslocamento e etc, mas que ficaram mais disponíveis para participar dos eventos online. As lives no Instagram foram uma ótima ideia, pois essa é uma das redes sociais mais populares e o formato de duas pessoas falando sobre um tema durante uma hora deixa o evento muito acessível e objetivo.”, ressalta.

Sem custo
Outra vantagem é que não houve nenhuma despesa para a Escola da AGU realizar os eventos. Todos os palestrantes colaboraram como parceiros, sem cobrar pelo trabalho. O Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Alexandre Freitas Câmara participou de dois eventos pela internet como palestrante. Ele acredita que esse tipo de atividade deve se tornar rotineira, mesmo depois do fim da pandemia. “A palestra pela internet teve a grande vantagem de evitar a necessidade de um deslocamento do Rio até Brasília. Isso, evidentemente, facilitou porque consegue permitir uma harmonização de compromissos entre lugares diferentes, permite que pessoas de vários lugares possam estar juntas sem se deslocar”, avalia.  

Integração
A virtualização das atividades de capacitação está integrando as unidades regionais da Escola da AGU. Agora, todas atuam em conjunto num mesmo evento. “Isso gerou uma integração muito grande entre os colegas, entre os regionais, porque deixamos de ter uma atuação local e passamos a atuar nacionalmente, dividindo funções e atribuições, de modo que os cinco regionais passassem a pensar num planejamento nacional para a Escola. Hoje, temos uma grade de eventos nacional até o final do ano, com pandemia ou não”, destaca o Coordenador Regional da EAGU da 5ª Região, no Recife, Marco Aurélio Ventura Peixoto. 

O cronograma de eventos da unidade regional para o primeiro semestre já estava definido desde o início do ano. Segundo Marco Aurélio, foi preciso se reinventar com as ferramentas que a escola já tinha, mas que estavam em segundo plano antes do surgimento do novo coronavírus. Uma das iniciativas foi usar o perfil do Instagram para fazer eventos online. Isso fez com que o número de seguidores do perfil aumentasse significativamente. “Hoje fazemos de duas a três lives por semana pelo Instagram”, conclui. 

Eventos Online
Além do Instagram, outras plataformas online têm sido utilizadas, como o Moodle – para criação de Salas Virtuais Temáticas de Estudos; o Microsoft Teams – para as capacitações voltadas ao público interno; e também a transmissão ao vivo para o canal da EAGU no Youtube, quando o evento é de interesse de um público mais amplo. “Uma das grandes vantagens desse modelo é que o número de pessoas com acesso aos conteúdos das capacitações da EAGU vai além dos que assistiram os eventos ao vivo, isso, pois, a gravação fica disponibilizada para os que não puderam acompanhar no momento e preferem assistir depois”, destaca a Coordenadora-Geral de Ensino da EAGU, Andrea Cajueiro Zanon. Nas playlists do canal da Escola no Youtube é possível acessar a maior parte dos eventos já realizados. 

Segundo a Coordenadora-Geral, essas iniciativas democratizam o acesso do público interno e externo às capacitações da EAGU, potencializam a disseminação de conhecimento na área do direito público, além de dar visibilidade à Advocacia-Geral da União. Com informações da assessoria de imprensa da AGU.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!