Consultor Jurídico

Retrato da magistratura

Kurscheidt e Nunes: Como minimizar a morosidade do sistema judiciário

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

O artigo que ficou em 12º lugar foi co-escrito por Henrique Kurscheidt e Luciana Gonçalves Nunes. O título da obra é "Como minimizar a sobreutilização da atividade jurisdicional e a morosidade do Poder Judiciário? A 'tragédia dos comuns e as soluções propostas por Garret Hardin".

Leia o resumo do trabalho:

O presente trabalho busca destacar possíveis caminhos para minimizar o principal problema indicado no “Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro”, com relação às “motivações para recorrer e razões para não recorrer à Justiça”, qual seja, a morosidade do Poder Judiciário. Para tanto, analisam-se as soluções propostas por Garret Hardin para a chamada “tragédia dos comuns”: a educação e a “regulação de acesso ao bem comum”.

Clique aqui para ler o artigo

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 14 de setembro de 2020, 10h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 22/09/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.