Mais Um

Secretário estadual de Educação do Rio é preso por acusação de corrupção

Autor

11 de setembro de 2020, 10h23

Pedro Fernandes, secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, foi preso na manhã desta sexta-feira (11/9) em consequência de uma operação policial que investiga a suspeita de desvios em contratos de assistência social no governo fluminense e também na Prefeitura do Rio.

Divulgação
Por estar com Covid-19, Pedro Fernandes teve direito a prisão domiciliar
Divulgação

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Civil, o esquema de corrupção pode ter desviado até R$ 30 milhões dos cofres públicos entre os anos de 2013 e 2018.

O secretário afirma que não teve acesso ao processo nem foi ouvido pelas autoridades. Também disse não saber pelo que estava sendo investigado — leia íntegra da nota, abaixo.

Segundo a acusação do MP-RJ, Fernandes foi preso por causa de sua atuação no comando da Secretaria Estadual de Tecnologia e Desenvolvimento Social nos governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão. Ele passou a ocupar a pasta da Educação quando Wilson Witzel assumiu a direção do Estado.

Por ter apresentado um exame positivo para Covid-19, o secretário teve a prisão preventiva convertida em domiciliar.

A polícia tinha ainda um mandado de prisão contra a ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do também ex-deputado Roberto Jefferson, por causa da acusação de irregularidades praticadas entre maio de 2013 e maio de 2017, quando ocupou secretarias municipais nas gestões de Eduardo Paes e Marcelo Crivella. Ela, porém, não foi encontrada em sua casa.

Defesa
A assessoria de imprensa do secretário divulgou nota a respeito:

"Pedro Fernandes ficou indignado com a ordem de prisão. Seu advogado Márcio Engelberg Moraesele vinha pedindo acesso ao processo desde o final de julho, mas não conseguiu. A defesa colocou Pedro à disposição das autoridades para esclarecimentos na oportunidade. No entanto, Pedro nunca foi ouvido e soube pela imprensa que estava sendo investigado por algo que ainda não tem certeza do que é. Pedro confia que tudo será esclarecido o mais rápido possível e a inocência dele provada."

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!