Consultor Jurídico

Retrato da magistratura

Esclepiades de Oliveira: Planejamento estratégico e gerenciamento de crise

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

O oitavo lugar foi de Esclepiades de Oliveira Neto, autor do artigo Planejamento estratégico e gerenciamento de crise: O projeto Juliet (Justiça, Laboratório de Inovação Gerencial e Tecnologia da Informação) e a gestão judiciária em tempos de pandemia.

Leia o resumo do trabalho:

O presente artigo trata sobre planejamento estratégico e gerenciamento de crise a partir das práticas implementadas pelo Projeto JULIET no Juizado da Infância e Juventude de Macapá – Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas. Para responder à pergunta-problema: “planejamento estratégico gerencial e de inovação tecnológica auxiliam no desenvolvimento de um modelo de administração que resulte na melhoria e no aperfeiçoamento do serviço judiciário, fortalecendo-o, inclusive, para o enfrentamento de crises, como a pandemia viral ocorrida em 2020?” empregou-se pesquisa bibliográfica e estudos de casos como metodologias. A hipótese segundo a qual o uso de ferramentas de tecnologia, amparado por dados estatísticos e conduzido por uma gestão inovadora, impacta de forma positiva a prestação jurisdicional foi confirmada. Concluiu-se que ferramentas de gestão e tecnologia da informação tornam a prestação jurisdicional mais eficiente, eficaz e efetiva e fortalecem-na em períodos de crise

Clique aqui para ler o artigo

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2020, 10h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/09/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.