Consultor Jurídico

Retrato da magistratura

Esdras Pinto e Anderson Gabriel: Virtualização e a imagem do Judiciário

A revista eletrônica Consultor Jurídico publica os melhores colocados no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB). Os artigos foram produzidos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: "Estudo da imagem do Judiciário brasileiro", em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e "Quem somos. A magistratura que queremos". O tema era livre, desde que baseado nas pesquisas.

O sexto lugar foi para o artigo Virtualização da jurisdição: como a tecnologia pode melhorar a imagem do poder Judiciário em relação ao seu funcionamento. Os autores são Esdras Silva Pinto e Anderson de Paiva Gabriel.

Leia o resumo do trabalho:

O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir dos resultados do estudo "Imagem do Judiciário Brasileiro"1 , como o emprego de tecnologia pode contribuir para a melhoria da percepção da população e formadores de opinião em relação ao funcionamento do Poder Judiciário. Para isso, serão abordados benefícios decorrentes da virtualização da jurisdição por meio da adoção de sistemas de processamento eletrônico, audiências por videoconferência e emprego de Inteligência Artificial.

Clique aqui para ler o artigo




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 8 de setembro de 2020, 10h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 16/09/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.