Retrato da magistratura

Conheça os 30 melhores artigos do primeiro concurso do CPJ/AMB

Autor

1 de setembro de 2020, 17h00

Entre 41 contribuições enviadas por magistrados de todo o país, 30 artigos científicos foram selecionados pela Associação de Magistrados Brasileiros para publicação na revista eletrônica Consultor Jurídico.

A lista final, divulgada nesta terça-feira (1º/9), é o resultado do 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ/AMB), iniciativa coordenada pelo diretor do CPJ, Ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.

O primeiro lugar ficou com o artigo Quem somos e os precedentes que queremos: em busca de coerência, segurança jurídica e fortalecimento das instituições sob a ótica de Neil MacCormick. O texto é de autoria de Lucas Cavalcante da Silva, com coautoria de Melanie Merlin de Andrade

Em segundo lugar ficou o artigo O papel do "espelho de juízes" na formação dos magistrados brasileiros: um estudo da imagem do Judiciário à luz da deontologia da magistratura de Menezes Direito, de autoria de Clesia dos Santos Barros, e coautoria de Wilson Coimbra Lemke

Em terceiro lugar, foi premiado o artigo O futuro da Justiça: prestação jurisdicional efetiva e em tempo razoável, de Anderson Paiva Gabriel, com coautoria de Esdras Silva Pinto

Os prêmios foram bem distribuídos geograficamente pelo país: os primeiros colocados são do Amapá; os que ficaram em segundo lugar, do Espírito Santo; e o terceiro lugar coube a autores do Rio de Janeiro e Roraima.

Os três primeiros recebem o troféu "Prêmio Ministro Carlos Alberto Menezes Direito" e a gratuidade da inscrição para o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, promovido pela AMB. O segundo melhor artigo será contemplado também com a hospedagem. Já o grande vencedor da primeira edição leva todos os prêmios anteriores, mais a passagem aérea. 

Os dez melhores artigos, conforme a pontuação obtida, serão publicados pela AMB em seus periódicos. Já a ConJur publicará os 30 textos com melhor qualificação.

Clique aqui para ver a classificação final dos artigos

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!