Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede nos próximos dias:

28/10
9h30 — Mulheres na biotecnologia — Evento promovido pelas sócias do Dannemann Siemsen terá a participação de Daniela Ferreira (imunologista que coordena a equipe que testa a vacina para a Covid na Universidade de Oxford); Leda Castilho (professora da Coppe/UFRJ, onde coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares) e Lygia da Veiga Pereira (bacharel em Física pela PUC-Rio; Ph.D em Genética Humana pelo Mount Sinai School of Medicine, City University of New York; professora titular e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP). Clique aqui para se inscrever.

17h —  LGPD - E os custos, serão repassados? E os hackers? — Evento promovido pela Associação Nacional dos Desembargadores (Andes) discute a LGPD a partir de duas abordagens. Se haverá repasse do preço da nova lei aos consumidores e se os hackers continuarão a ter vida fácil após a lei. O evento virtual conta com a presença do desembargador Marcelo Buhatem, presidente da Andes, dos desembargadores José Eduardo Chaves (TRT-3), Nagib Slaibi Filho (TJ-RJ), Rogério de Oliveira, diretor cultural da Andes, e das advogadas Raquel Rinaldi e Edmée Froz. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Saídas para crise — O projeto do Marco Legal do Reempreendedorismo (PLP 33/2020) e alternativas para as MEs e EPPs enfrentar a crise serão os temas debatidos em live com a participação de Renato Scardoa, sócio do Franco Advogados, que fez parte dos juristas que trabalharam na elaboração deste projeto. O encontro contará ainda com a presença de Gabriel de Orleans e Bragança, sócio-gestor do escritório Lobo de Rizzo Advogados; Marcelo Sacramone e Paulo Furtado, juízes de Direito da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo; Irini Tsouroutsoglou, advogada especialista em recuperação judicial, falência e reestruturação de empresa e diretora do IBDE (Instituto Brasileiro do Direito da Empresa); e Francisco Sátiro; professor doutor da Faculdade de Direito da USP. Clique aqui para acompanhar. 

29/10
9h — Importantes definições sobre controvérsias de PIS, Cofins, ICMS e contribuições — Com a virtualização dos julgamentos do STF, há maior agilidade no julgamento de casos tributários que aguardam decisões finais por anos. Para facilitar a visualização dos julgados que foram incluídos em pauta, o seminário promovido pela  Câmara de Comércio Brasil-Canadá apresentará os principais impactos das decisões e seus reflexos aos contribuintes em momento de retração de caixa causada pela crise relacionada à Covid-19. Clique aqui para se inscrever.

9h — Natureza dos acordos de leniência para fins tributários - Parte 2 — Evento da FGV-SP terá participação de Luís Eduardo Schoueri, sócio do Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich & Schoueri; e Valdir Moysés Simão, sócio do Warde Advogados. A moderação será dos coordenadores do NEF da FGV Direito SP, Eurico Santi e Isaías Coelho. Clique aqui para se inscrever.

10h — Congresso internacional da Esiab — A ministra Cármen Lúcia, do STF, fará a palestra magna de abertura do evento que reunirá palestrantes de Portugal, Espanha e Canadá, e terá como tema central "Novos rumos do Direito em tempo de (pós) pandemia". Clique aqui para acompanhar.  

17h — Encontro digital AASP — A programação começa com uma palestra sobre reforma tributária e seus impactos para a advocacia (Tathiane dos Santos Piscitelli, Hamilton Dias de Souza, Fabiana Lopes Pinto Santello e Mário Luiz Oliveira da Costa); 17h50 — Transformações digitais e advocacia pós-pandemia (Sandra Krieger Gonçalves, Oscar Vilhena Vieira, Marcel Leonardi e Silvia Rodrigues Pachikoski); 18h40 — Os efeitos da Covid-19 nas relações materiais e processuais do trabalho (ministra Maria Cristina Peduzzi, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, Carla RomarLuis Carlos Moro); 19h30 —  Acesso à Justiça Digital e as consequências da utilização dos recursos tecnológicos na prestação jurisdicional (ministro Alexandre de Moraes, ministro aposentado do STF Cezar Peluso, Renato José Cury, Teresa Arruda Alvim e José Roberto dos Santos Bedaque). Clique aqui para se inscrever. 

17h —  Sobre LGPD: Mitos, desafios e oportunidades —  A Lee, Brock, Camargo Advogados(LBCA)  e FIS promovem evento com a participação de  Carlos Guerra (diretor de parcerias Isaca-SP Chapter), Ricardo Freitas Silveira (chief data officer da LBCA), Marcus Dantas (consultor sênior de soluções de privacidade de dados FIS), Luigi Puntel (sales executive Fis) e Filiberto Segundo Galarraga (sales director South Latam Fis). Clique aqui para acompanhar.

19h — Reforma Tributária — A coordenação de pós-graduação do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) promove live com  o advogado especialista em Direito Tributário e sócio do escritório Galvão Villani Navarro Advogados, Carlos Eduardo Navarro. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Racismo e direito antidiscriminatório — O curso de Direito da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) promove seminário virtual aberto ao público com a participação da professora Natália Neris da Silva Santos, pesquisadora do LAut (Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo e do Cebrap). A especialista integra o Núcleo de Direito & Democracia e o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial. O debate será mediado pela professora Náila Cristina Ferreira Nucci, coordenadora de atividades pedagógicas do curso de Direito da FAAP, e também contará com participação dos professores Carlos Eduardo Batalha e Marcos Renato Schahin. Clique aqui para se inscrever. 

30/10
10h — Futuro ressignificado — No último evento da série de webinares promovido pelo escritório Machado Meyer Advogados, o debate gira em torno das relações pessoais causadas pela pandemia de Covid-19. O evento, que acontece no dia 30 de outubro, às 10h, tem como convidados Maria Homem, psicanalista e professora da FAAP, e Marco Ornellas, psicólogo, escritor e estudioso da Complexidade e do Design Organizacional. A mediação será da sócia da área tributária do escritório, Daniella Zagari. Clique aqui para se inscrever.

3/11
9h — Mudança climática: validação, mercado voluntário e precificação de carbono no Brasil — O evento, moderado por Ana Luci Grizzi, sócia da área Ambiental de Veirano Advogados, conta com a participação de Tânia Consentino, CEO da Microsoft; Marco Antônio Fujihara, membro do conselho técnico consultivo do CDP Latin America, e Guilherme Abreu, gerente geral de RI e Sustentabilidade da ArcelorMittal. Clique aqui para se inscrever.

16h — Fraude na sucessão familiar — Evento promovido pela AASP terá a participação de Rolf Madaleno, Viviane Girardi e Eduardo Lemos Barbosa (moderador). O objetivo do evento é informar e debater as inúmeras situações em que ocorre uma alteração irregular no patrimônio familiar que virá a ser transmitido aos herdeiros. Clique aqui para acompanhar. 

4/11
14h30 — Organização sindical: Novo proletariado digital ou microempreendedores individuais? — Evento da OAB Nacional promove debate sobre as formas de organização profissional e as relações de trabalho estabelecidas a partir de novos negócios como aplicativos de transporte privado (Uber, 99, Cabify), de entrega de comidas, compras remotas e outros produtos (Uber Eats, iFood, Rappi), entre outros. Clique aqui para acompanhar.

9/11
10h — Semana virtual jurídica e de gestão empresarial da ABF Rio — O presidente do STF, ministro Luiz Fux, irá palestrar no evento que irá discutir aspectos legais e empresariais das franquias e proporcionarão conhecimento e insights para todos que buscam capacitação, atualização e networking, no setor de franchising. Novidades sobre a LGPD, a nova Lei de Franquias e outros assuntos serão abordados durante toda semana. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de outubro de 2020, 9h33

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/11/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.