Liberdade de cátedra

CNMP arquiva pedido abertura de PAD contra procurador acusado de racismo

Autor

27 de outubro de 2020, 20h50

Reprodução
CNMP decidiu pelo arquivamento de pedido de abertura de PAD contra procurador do PA

Por 7 votos a 2, o Conselho Nacional do Ministério Público decidiu arquivar o pedido de abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o procurador Ricardo Albuquerque, do MP do Pará.

Albuquerque foi acusado de racismo após o vazamento de áudios de uma palestra para estudantes de Direito, na qual ele disse frases como: "A gente não tem culpa de nada. E aqui, professora, eu vou falar uma coisa que talvez muita gente não goste. Mas é o seguinte: eu não acho que nós tenhamos dívida nenhuma com quilombolas. Nenhum de nós aqui tem navio negreiro".

Também afirmou que "esse problema da escravidão aqui no Brasil foi porque o índio não gosta de trabalhar, até hoje. O índio preferia morrer do que cavar mina, do que plantar pros portugueses. O índio preferia morrer. Foi por causa disso que eles foram buscar pessoas nas tribos na África, para vir substituir a mão de obra do índio".

Após os áudios serem divulgados, o procurador afirmou que as falas haviam sido tiradas de contexto e que, durante vários momentos da palestra, afirmou que "todos são iguais perante a lei". 

No entendimento dos sete conselheiros que votaram pelo arquivamento, as declarações do procurador se justificam pela liberdade de cátedra.

Os votos contrários à instauração do processo foram apresentados pelos conselheiros Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Luciano Nunes Maia Freire, Sandra Krieger, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, Oswaldo D'Albuquerque e Fernanda Marinela.

Em março deste ano, o relator do caso, conselheiro Rinaldo Reis, havia votado pela instauração do PAD, mas mudou o seu voto nesta terça-feira e votou pelo arquivamento do pedido.

Os conselheiros Sebastião Vieira Caixeta e Humberto Jacques de Medeiros votaram pela instauração do procedimento administrativo

1.00901/2019-28

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!