Processo de partilha

Juiz determina que valor de prêmio científico seja depositado em conta judicial

Autor

26 de outubro de 2020, 7h42

Divulgação
Pele de tilápia ajuda em queimaduras graves
Divulgação

O juiz federal Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara da Seção Judiciária do Ceará, concedeu tutela cautelar requerida por autores de um estudo médico que foi inscrito por apenas um pesquisador e venceu um prêmio científico de R$ 3 milhões.

Conforme os autos, a pesquisa "Processo de beneficiamento da pele de tilápia e seu uso na cobertura de lesões cutâneas" foi idealizado originalmente pelo cirurgião plástico Marcelo Borges e contou com a participação de Edmar Maciel, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Companhia Energética do Ceará. Esse grupo de médicos e pesquisadores é detentor da patente do projeto.

A pesquisa, contudo, foi inscrita de modo pessoal por Edmar Macedo e sagrou-se vencedora Prêmio Euro Inovação na Saúde 2020, proporcionado pela indústria farmacêutica Eurofarma. O valor do prêmio é de R$ 3 milhões. 

A empresa tem como procedimento administrativo aceitar apenas um médico em cada trabalho inscrito. Diante disso, os outros autores acionaram a Justiça para ter direito a parte do prêmio.

Com a decisão da Justiça Federal do Ceará, a premiação será depositada em uma conta judicial vinculada ao processo até a resolução do caso.

 Os autores do estudo que não se inscreveram no prêmio foram representados pelos advogados João Loyo de Meira Lins e Pedro Theberge do escritório Serur Advogados.

Clique aqui para acompanhar
0811152-82.2020.4.05.8100

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!