Democracia na Sombra

Comunidade jurídica rechaça proposta de deputado para convocar nova constituinte

Autor

26 de outubro de 2020, 21h10

Mídia Ninja
Constituição de 88 já havia sido acusada de tornar o país "ingovernável", apesar da estabilidade democrática dos últimos anos
Reprodução/Mídia Ninja

Em evento promovido nesta segunda-feira (26/10) pela Associação Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, afirmou que o país precisa de uma nova Constituinte. Pegando carona no plebiscito do Chile, que definiu a necessidade de redigir uma nova Constituição para o país, o deputado afirmou que a Carta Maior brasileira tornou o país "ingovernável".

"Eu pessoalmente defendo nova assembleia nacional constituinte, acho que devemos fazer um plebiscito, como fez o Chile, para que possamos refazer a Carta Magna e escrever muitas vezes nela a palavra deveres, porque a nossa carta só tem direitos e é preciso que o cidadão tenha deveres com a Nação", afirmou, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Câmara
Para o deputado Ricardo Barros, Constituição tornou o país "ingovernável"

"A nossa Constituição, a Constituição cidadã, o presidente [José] Sarney já dizia quando a sancionou, que tornaria o país ingovernável, e o dia chegou. Temos um sistema ingovernável, estamos há seis anos com déficit fiscal primário, ou seja, arrecadamos menos do que gastamos, não temos capacidade mais de aumentar a carga tributária, porque o contribuinte não suporta mais do que 35% da carga tributária, e não demos conta de entregar todos os direitos que a Constituição decidiu em favor de nossos cidadãos", disse Barros.

A declaração motivou manifestações de repúdio por parte da comunidade jurídica e política. Lenio Streck, advogado e jurista, considerou a ideia absurda. "A ideia de uma Assembleia Nacional Constituinte é um haraquiri institucional. Uma estultice epistêmica, se me permitem um sarcasmo. É inconstitucional. Aliás, tão inconstitucional que o porteiro do STF declararia inconstitucional. Fico pensando a bancada da bala colocando a pena de morte e a carreira de carrasco na nova Constituição. Minha curiosidade é se haveria prova prática, se me permitem mais um sarcasmo."

Pelo Twitter, o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas criticou, de forma genérica, o oportunismo de autoridades que propõem nova constituinte após a aprovação do plebiscito chileno. "Tenho visto gente no Brasil tentando pegar carona no plebiscito chileno para reabrir o debate sobre uma nova Constituição por aqui. Estudar um pouco de história e entender a transição democrática deles e a nossa seria útil. Só para começar."

Para o constitucionalista Paulo Peixoto, o problema não está no texto da Constituição, e sim na timidez com que seu cumprimento tem sido garantido. "Acredito que o deputado aproveitou o contexto chileno para criar polêmica. A Constituição Federal brasileira, embora bastante modificada, estabeleceu direitos e deveres fundamentais ao Estado brasileiro. Atualmente, não precisamos de uma nova Constituição e sim do efetivo cumprimento do texto atual."

Também é o que pensa Almino Afonso Fernandes, advogado constitucionalista e sócio do escritório Almino Afonso & Lisboa Advogados. "Me parece um descalabro imaginar que a nossa Constituição possa ser responsável pelas mazelas da República. Não precisamos de uma nova Constituinte, necessitamos que a Constituição posta seja interpretada e cumprida nos estritos termos que foi concebida", afirmou.

Ao Estadão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi enfático ao rejeitar a comparação com o Chile (Maia nasceu lá, durante o exílio de seu pai, que foi perseguido pela ditadura). "A situação do Chile é completamente diferente da do Brasil. Aqui, o marco final do nosso processo de redemocratização foi a aprovação da nossa Constituição em 1988. No Chile, deixaram esta ferida aberta até hoje", afirmou.

O juiz federal e ex-presidente da Ajufe, Fernando Mendes, também se manifestou pelo Twitter: "Quem defende a necessidade de uma nova Constituição em razão do plebiscito que ocorreu no Chile precisa estudar um pouco de história. Tudo o que não precisamos é de uma nova Constituição."

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!