Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede nos próximos dias:

26/10

10h — Um dia pela Democracia — A democracia em suas vertentes redes, como um valor em si na economia, internet, desenvolvimento e na justiça, serão debatidos pelos Ministros do STF, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, pelo ex-Ministro do STF, Nelson Jobim, além do Ministro da Economia, Paulo Guedes, Flávio Pansieri (fundador da ABDConst) Steven Levitsky  (professor de Harvard e autor da obra "Como as Democracias Morrem"), Sylvia Steiner (ex-juíza do Tribunal Penal Internacional - Haia), Ives Gandra da Silva Martins (professor emérito da Universidade Mackenzie),  Joaquim Falcão (idealizador do projeto "Supremo em Números") e o jurista Lenio Streck. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Métodos alternativos de solução de litígios nas relações de consumo — A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJPS) promove o evento que irá abordar métodos alternativos de solução de litígios, como a mediação e a arbitragem, e a possibilidade de aplicação desses institutos nas relações de consumo. Clique aqui para acompanhar. 

17h — LGPD na prática, uma abordagem objetiva — Live promovida pelo Décio Freire Advogados terá a participação coordenador LGPD do escritório, Pedro Elizeu. Clique aqui para acompanhar.

17h —  Desafios da democracia brasileira — Os 35 anos da redemocratização e os desafios da democracia brasileira serão debatidos no IV Colóquio da Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O webinar será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e terá entre os palestrantes o presidente da comissão, Sérgio Sant’Anna, e o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) Marcus Vinicius Furtado Coelho. Clique aqui para acompanhar. 

20h — Reforma tributária e volta da CPMF — O Grupo de Competição e Estudos em Direito Tributário (GETri), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoverá uma live para debater a reforma tributária e a possível volta da CPMF. O evento contará com a participação do presidente da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB e professor da UFRJ, Eduardo Maneira, e do advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Quiroga. Clique aqui para acompanhar. 

27/10
9h — 1º Congresso internacional de Justiça Negocial — Evento promovido pela AASP tem preços promocionais para associados e estudantes e irá abordar temas como Justiça negocial, delação premiada, compliance, investigação defensiva e leniência. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Alternativas de reformas infraconstitucionais — Com a participação dos professores Roque Antonio Carrazza (de Direito Tributário da Faculdade de Direito da PUC-SP), Rafael Fonseca e Hadassah Santana (ambos do IDP), e dos advogados tributaristas Mary Elbe Queiroz (presidente do Ipet e do Conselho de Notáveis do IJB) e Mário Costa ( diretor e conselheiro da AASP e sócio do Dias de Souza Advogados Associados). Clique aqui para acompanhar.

17h — Condo Tech — Transformação digital na gestão de condomínio — Evento promovido pela Auxiliadora Predial e APSA terá a participação de João Finamor (ESPM) e Gabriela Macedo (advogada, professora e influencer digital), na área de Comunicação; os advogados André Junqueira, Elias Rodrigues, Juliana Tancredo e Blanca Peres (Jurídico); os executivos Edgar Poschetzky e Eduardo Córdova (APSA e Market4U), na área de Gestão; Angelita Feijó (professora ESPM), e as executivas Rosane Diaz e Vanusa Vieira (Auxiliadora Predial e APSA), sobre Convivência. Clique aqui para se inscrever.

19h — Expresso 227: meninas em privação de liberdade — A conversa online, organizada pelo Instituto Alana, por meio do programa Prioridade Absoluta, conta com a participação de: Viviana Santiago, gerente de Gênero e Incidência Política da organização da Plan International Brasil, Flávia Martins Carvalho, juíza de direito no TJ-SP, e Iasmim Baima, assistente-social, pesquisadora da Anis e egressa do sistema socioeducativo. Clique aqui para acompanhar.

21h — Conversas criminais — Luís Guilherme Vieira e Rubens Oliveira recebem Diego Viana, Luciano Loubet e Paulo de Bessa para discutir as queimadas no Pantanal. Clique aqui para acompanhar. 

28/10
18h — Saídas para crise — O projeto do Marco Legal do Reempreendedorismo (PLP 33/2020) e alternativas para as MEs e EPPs enfrentar a crise serão os temas debatidos em live com a participação de Renato Scardoa, sócio do Franco Advogados, que fez parte dos juristas que trabalharam na elaboração deste projeto. O encontro contará ainda com a presença de Gabriel de Orleans e Bragança, sócio-gestor do escritório Lobo de Rizzo Advogados; Marcelo Sacramone e Paulo Furtado, juízes de Direito da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo; Irini Tsouroutsoglou, advogada especialista em recuperação judicial, falência e reestruturação de empresa e Diretora do IBDE (Instituto Brasileiro do Direito da Empresa); e Francisco Sátiro; professor doutor da Faculdade de Direito da USP. Clique aqui para acompanhar. 

29/10
9h — Importantes definições sobre controvérsias de PIS, Cofins, ICMS e contribuições — Com a virtualização dos julgamentos do STF, há maior agilidade no julgamento de casos tributários que aguardam decisões finais por anos. Para facilitar a visualização dos julgados que foram incluídos em pauta, o seminário promovido pela  Câmara de Comércio Brasil-Canadá apresentará os principais impactos das decisões e seus reflexos aos contribuintes em momento de retração de caixa causada pela crise relacionada à Covid-19. Clique aqui para se inscrever.

17h —Encontro digital AASP — A programação começa com uma palestra sobre reforma tributária e seus impactos para a advocacia (Tathiane dos Santos Piscitelli, Hamilton Dias de Souza, Fabiana Lopes Pinto Santello e Mário Luiz Oliveira da Costa); 17h50 — Transformações digitais e advocacia pós-pandemia (Sandra Krieger Gonçalves, Oscar Vilhena Vieira, Marcel Leonardi e Silvia Rodrigues Pachikoski); 18h40 — Os efeitos da Covid-19 nas relações materiais e processuais do trabalho (ministra Maria Cristina Peduzzi, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, Carla RomarLuis Carlos Moro); 19h30 —  Acesso à Justiça Digital e as consequências da utilização dos recursos tecnológicos na prestação jurisdicional (ministro Alexandre de Moraes, ministro aposentado do STF Cezar Peluso, Renato José Cury, Teresa Arruda Alvim e José Roberto dos Santos Bedaque). Clique aqui para se inscrever. 

30/10
10h — Futuro ressignificado — No último evento da série de webinars promovido pelo escritório Machado Meyer Advogados, o debate gira em torno das relações pessoais causadas pela pandemia de Covid-19. O evento, que acontece no dia 30 de outubro, às 10h, tem como convidados Maria Homem, psicanalista e professora da FAAP, e Marco Ornellas, psicólogo, escritor e estudioso da Complexidade e do Design Organizacional. A mediação será da sócia da área tributária do escritório, Daniella Zagari. Clique aqui para se inscrever.

3/11
9h — Mudança climática: validação, mercado voluntário e precificação de carbono no Brasil — O evento, moderado por Ana Luci Grizzi, sócia da área Ambiental de Veirano Advogados, conta com a participação de Tânia Consentino, CEO da Microsoft; Marco Antônio Fujihara, membro do conselho técnico consultivo do CDP Latin America, e Guilherme Abreu, gerente geral de RI e Sustentabilidade da ArcelorMittal. Clique aqui para se inscrever.

4/11
14h30 — Organização sindical: Novo proletariado digital ou microempreendedores individuais? — Evento da OAB Nacional promove debate sobre as formas de organização profissional e as relações de trabalho estabelecidas a partir de novos negócios como aplicativos de transporte privado (Uber, 99, Cabify), de entrega de comidas, compras remotas e outros produtos (Uber Eats, iFood, Rappi), entre outros. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 26 de outubro de 2020, 8h51

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/11/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.