Insegurança Jurídica

Juiz do Pará suspende efeitos de normativa da Funai que estimula grilagem

Autor

22 de outubro de 2020, 21h35

Ao permitir que sejam emitidas declarações de reconhecimento de limites de propriedades privadas sobrepostas a territórios indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) gera insegurança jurídica e potencializa conflitos fundiários.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para o MPF, normativa da Funai incentiva grilagem de terras
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O entendimento é do juiz Hallisson Costa Gloria, da Vara Federal Cível e Criminal de Redenção (PA). O magistrado suspendeu os efeitos da Instrução Normativa 9/20, editada pela Funai, que permite que territórios indígenas ainda em fase de demarcação sejam retirados dos sistemas de controle de terras. 

A decisão, concedida em ação proposta pelo Ministério Público Federal, protege as terras indígenas da região sudeste do Pará. No estado, já foram concedidas 14 liminares suspendendo a portaria. 

Segundo a decisão, a tutela dos direitos dos índios sobre as terras deve ser entendida como de natureza declaratória e não constitutiva, considerando o direito originário previsto no artigo 231 da Constituição Federal. 

"Ademais, o melhor entendimento deve ser o de que a proteção contida na CF abrange o reconhecimento de direitos indígenas em relação às terras em processo de demarcação nas situações a seguir indicadas: área em estudo de identificação e delimitação; terra indígena delimitada (com os limites aprovados pela Funai); terra indígena declarada (com os limites estabelecidos pela portaria declaratória do Ministério da Justiça); terra indígena com portaria de restrição de uso para localização e proteção de índios", afirma o juiz. 

Altamira
A decisão vai no mesmo sentido que uma liminar de agosto. Na ocasião, o juiz Felipe Gontijo Lopes, da Vara Federal Cível e Criminal de Altamira, suspendeu os efeitos da instrução normativa da Funai. 

O magistrado considerou que o ato administrativo que autoriza a expedição de declaração de reconhecimento de limites sobre área que ainda está em vias de ser declarada como indígena acaba por gerar insegurança jurídica. 

Em abril, o Ministério Público Federal recomendou à presidência da Funai que a normativa fosse anulada imediatamente. Segundo o MPF, a norma permite, de forma ilegal e inconstitucional, o repasse de título de terras, impulsionando grilagens. A recomendação também foi encaminhada à Presidência do Incra e à Direção-Geral do Serviço Florestal Brasileiro.

Ao criar indevida precedência da propriedade privada sobre as terras indígenas, diz a recomendação, a norma viola o artigo 231 da Constituição, que se aplica também aos territórios indígenas não demarcados, já que ao Estado brasileiro cabe apenas reconhecer os direitos territoriais indígenas, que são anteriores à CF. 

A previsão de repassar a particulares terras que são consideradas pelo ordenamento jurídico brasileiro como indígenas, além de ilegal e inconstitucional, dizem os procuradores da República, pode caracterizar improbidade administrativa dos gestores responsáveis por emitir a instrução normativa, o que os tornaria incursos nas sanções previstas na lei de improbidade administrativa, como a cassação de direitos políticos, proibição de contratar com o Poder Público, e multas.

Clique aqui para ler a decisão
1001635-55.2020.4.01.3905

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!