Execução de dívida

TJ-SP manda bloquear recursos de conta de funcionária de devedor

Autor

20 de outubro de 2020, 21h49

Reprodução
Banco credor identificou pagamento de mensalidades escolares  de filho do executado por meio de conta de funcionária 
Reprodução

O juízo da 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento a agravo de instrumento que solicitava o bloqueio de valores de uma funcionária de um executado.

A decisão foi provocada por um pedido de banco credor que identificou o pagamento de mensalidades escolares do filho do devedor por meio de recursos da conta bancária de uma de suas funcionárias.  

No recurso, o banco alega que, nos últimos três anos, os pagamentos das mensalidades foram feitas por meio de cheques da funcionária, e afirma que existem indícios suficientes de ocorrência de fraude à execução.

Ao analisar a matéria, o relator, desembargador Mauro Conti Machado, afirma que existem sim indícios suficientes de ocorrência de fraude à execução. O magistrado argumenta que ofício do Banco Central demonstra que o executado não possui conta bancária em nome próprio, mas atua como representante de pessoas jurídicas.

"Nessa toada, causa estranheza a declaração ao Fisco de pagamento de mensalidades escolares no ano de 2018 no montante total de R$ 354.549,21, considerando-se que, segundo apurado inicialmente, o agravado não teria qualquer tipo de bem ou ativo financeiro", sustenta em seu voto.

Diante disso, o relator acolheu parcialmente o recurso e determinou o arresto liminar da conta da funcionária do executado. Também intimou a trabalhadora a prestar esclarecimentos sobre os pagamentos realizados ao colégio particular do filho do patrão e a origem dos valores.

O julgamento teve a participação dos desembargadores Jovino de Sylos (presidente) e Coutinho de Arruda.

Clique aqui para ler o acórdão
2217833-52.2019.8.26.0000

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!