Bingo!

Moro pede e Fux sorteará novo relator de inquérito sobre interferência de Bolsonaro

Autor

20 de outubro de 2020, 19h01

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta terça-feira (20/10) sortear um novo relator para o inquérito que apura se houve interferência do presidente da República, Jair Bolsonaro, no trabalho da Polícia Federal.

Nelson Jr./SCO/STF
O presidente do Supremo deve
realizar o sorteio ainda nesta terça-feira
Nelson Jr./SCO/STF

Com isso, Fux atendeu a um pedido do ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que é investigado nesse mesmo processo. A relatoria do Inquérito 4831 estava nas mãos do ministro Celso de Mello, que se aposentou. O sorteio deverá ocorrer ainda nesta terça.

Dos dez ministros que compõem atualmente o STF (o substituto de Celso de Mello, Kássio Marques, ainda não foi sabatinado no Senado Federal, o que ocorrerá nesta quarta-feira), apenas um não pode assumir a relatoria do inquérito: o presidente da Corte Suprema. Assim sendo, os outros nove ministros estão aptos a ser sorteados.

O pedido de Moro foi feito na semana passada. A defesa do ex-ministro desejava ver a substituição ocorrer rapidamente e alegou que não havia a necessidade de esperar pela posse do novo ministro para a realização do sorteio, tese que foi aceita por Fux.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!