Legado para o Futuro

IDP cria a "Cátedra Internacional Ministro Celso de Mello", inspirada no ex-decano

Autor

20 de outubro de 2020, 16h07

O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) criou a "Cátedra Internacional Ministro Celso de Mello", inspirada no ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele se aposentou no último dia 13 e atuou na Corte por mais de três décadas.

Carlos Moura / SCO STF
Celso de Mello se aposentou no último dia 13, após mais de três décadas no STF
Carlos Moura/STF

Segundo o IDP, a cátedra visa a criar um polo de expertise transversal dedicado à investigação, à discussão e à difusão de conhecimentos em Direito Constitucional. Para o instituto, Celso de Mello é reconhecido cultivador da interlocução entre ordens e experiências jurídicas diversas e também responsável pela criação de inúmeras pontes de diálogo entre o saber dos juristas e os saberes circundantes, como a filosofia, a sociologia, a psicologia, a economia, a história.

O programa foi desenhado para beneficiar tanto pesquisadores júniores (doutorandos e jovens doutores) quanto pesquisadores sêniores (com mais de três anos de defesa do doutorado). Os laureados desempenharão atividades de pesquisa previamente avaliadas por um comitê científico. Entre suas responsabilidades estarão a promoção de um seminário semanal e de um evento acadêmico aberto à comunidade local.

Os titulares da Cátedra Ministro Celso de Mello terão custeadas suas passagens aéreas para Brasília, sua acomodação na capital federal e uma ajuda de custos mensal com transporte e alimentação. O primeiro projeto da Cátedra deverá ser lançado em 2021, após o arrefecimento das restrições impostas pela epidemia de Covid-19.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!