Tirou de pauta

Após licença, Barroso suspende efeitos da decisão contra senador Chico Rodrigues

Autor

20 de outubro de 2020, 14h58

Diante da licença do cargo concedida ao senador Chico Rodrigues (DEM-RR), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os efeitos da decisão de afastamento do parlamentar.

Jefferson Rudy/Agência Senado
Chico Rodrigues (DEM-RR) foi afastado do cargo por 90 dias por decisão de Barroso
Jefferson Rudy/Agência Senado

A decisão, desta terça-feira (20/10), manteve a proibição de contato com outros investigados. Nela, o ministro afirma que não é mais necessário submeter  a matéria ao Plenário — o caso havia sido pautado para referendo na próxima quarta-feira (21/9). O presidente do STF, ministro Luiz Fux, informou que vai retirar da pauta.

Chico Rodrigues foi encontrado com dinheiro em vestes íntimas durante operação de busca e apreensão nesta quarta-feira (14/10). A Polícia Federal mira desvio de dinheiro destinado à saúde em Roraima para o enfrentamento da epidemia de Covid-19. Cabe ao Senado decidir se mantém ou não o afastamento.

A defesa do senador afirmou, em nota, que o dinheiro encontrado nas vestes íntimas se destinava "ao pagamento dos funcionários de empresa da família do senador". Segundo os advogados Ticiano FigueiredoPedro Ivo Velloso e Yasmin Handar, o parlamentar "está sendo linchado por ter guardado seu próprio dinheiro".

Clique aqui para ler a decisão
PET 9.218

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!